Há quanto tempo não consegue sair do trabalho a tempo de ir buscar os seus filhos à escola, passear com o seu namorado ou apenas tomar café com o amigo da faculdade que nunca mais viu? Segundo a revista Forbes este é um problema comum, e que poucos conseguem resolver com facilidade.

A revista americana compilou o que se deve ou não fazer para evitar o ciclo vicioso de trabalhar mais quinze minutos num dia, meia hora no outro… E no final da semana? Já fez as contas? Sair a horas não é só uma vantagem para si, é também para a sua empresa, a jornalista Frances Booth adianta que um trabalhador que cumpre os horários fica mais motivado e produtivo.

Mas afinal como conseguir sair a horas quando o trabalho parece não parar de se acumular na secretária? Aqui ficam algumas sugestões.

Primeiro, o que não se deve fazer:

  • Atender o telefone no momento antes de sair do trabalho. Ignore-o.
  • Não verificar o email antes de desligar o computador. Tal como o telefone pode ser um ciclo vicioso que só vai trazer mais trabalho.
  • Perder tempo durante o dia e ter que compensar com horas extra o que poderia ser feito ao longo do horário de trabalho.
  • Criar uma crise em torno do trabalho todos os dias.
  • Fazer trabalho extra em vez de descobrir maneiras para ser mais produtivo.
  • Trabalhar num escritório onde está instaurada a cultura de se trabalhar horas extra todos os dias.
  • Assim como trabalhar num espaço onde se fica até mais tarde só “porque sim”.
  • Perder tempo no email ou nas redes sociais.
  • Sentir-se culpado por ter necessidade de se afastar do trabalho e recarregar baterias.

Depois, o que fazer:

  • Esperar que o trabalho vai demorar mais tempo a ser feito do que o previsto.
  • Delegar. Deixar instruções precisas a quem o for substituir.
  • Manter-se afastado de pessoas que são um desperdício do seu tempo. Esse tempo perdido será precioso quando tiver que sair a horas.
  • Manter-se organizado e trabalhar bem.
  • Ser produtivo e eficiente durante o seu turno.
  • Ponderar bem a ideia de levar trabalho para casa. Principalmente se for através do seu telemóvel ou tablet, não é por ser possível que deve fazê-lo.
  • Dar o exemplo, no caso de ser o chefe.
  • Tornar o ato sair a horas num hábito.
  • Pensar nos resultados: produtividade e trabalho feito em vez estar apenas sentado numa secretária. O que importa é o trabalho que se faz, não as horas que se trabalha.
  • Esperar dificuldades no início, mas a partir do momento em que se começa, o comportamento muda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR