O Benfica procura na quarta-feira conquistar pontos que o mantenham na luta pelo apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, visitando os russos do Zenit, um terreno onde nenhuma equipa portuguesa venceu.

Em último lugar do grupo C, em igualdade pontual com o Zenit, os “encarnados” estão proibidos de perder frente à equipa de André Villas-Boas, pois ficariam fora da Liga dos Campeões e poderiam mesmo despedir-se das competições europeias, em caso de vitória do Mónaco em Leverkusen.

À partida para a quinta jornada do Grupo C, os “encarnados” têm quatro pontos, tantos como o conjunto russo, que venceu por 2-0 na Luz, menos um do que o Mónaco, de Leonardo Jardim, e menos cinco do que o Bayer Leverkusen, que precisa de um empate para seguir em frente.

As “águias”, líderes isoladas da I Liga, chegam a São Petersburgo na sequência da melhor série de resultados da temporada — a goleada imposta ao Moreirense (4-1), na Taça de Portugal, foi o quarto triunfo consecutivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Benfica, que nas duas últimas temporadas não passou a primeira fase, visita ao estádio Petrovski, onde nenhuma equipa portuguesa venceu em seis encontros e no qual apenas Nacional e FC Porto conseguiram a pontuar, Os “encarnados” perderam na única viagem a São Petersburgo (3-2), em 2012.

Na Rússia, o treinador Jorge Jesus já pode contar com Maxi Pereira e Lima, que falharam a partida com o Moreirense.

Com apenas três vitórias nos últimos 10 jogos, o Zenit atravessa o pior momento da temporada, mas continua a liderar tranquilamente a liga russa, com oito pontos de avanço sobre o Krasnodar.

Uma vitória sobre o Benfica garante ao Zenit, de Danny e Luís Neto, pelo menos o acesso à Liga Europa, ficando por decidir na próxima ronda, com o Mónaco, o apuramento para os oitavos de final.

No grupo A, o Atlético de Madrid pode assegurar o apuramento se vencer em casa o Olympiacos, que tem menos três pontos do que o finalista vencido da última temporada e os mesmos da Juventus, que visita o terreno do Malmo, último, a seis pontos dos espanhóis.

Já apurado, o Real Madrid, de Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, visita o Basileia, de Paulo Sousa, que, em caso de vitória, até pode acompanhar os campeões europeus na qualificação para a ronda seguinte.

Para os suíços seguirem em frente é necessário que o Liverpool, em crise na Liga inglesa, não vença o Ludogorets, de Fábio Espinho, na Bulgária.

O Arsenal pode também assegurar a presença na fase seguinte, se vencer em casa o Borussia Dortmund, já apurado, mas até com uma derrota pode colocar os “gunners” nos oitavos de final, desde que se verifique um empate entre o Anderlecht e o Galatasaray.