Presumíveis membros do grupo islamita Boko Haram mataram 32 pessoas e sequestraram dezenas de outras num ataque perpetrado no nordeste da Nigéria, informaram hoje uma testemunha e duas fontes oficiais locais.

Citados pela agência francesa AFP, os responsáveis, que falaram sob a condição de anonimato, indicaram que a população de Gumsuri ainda está a tentar determinar o universo de sequestrados durante o ataque que teve lugar naquela zona remota no domingo, podendo o número ultrapassar a centena e compreender mulheres e crianças.

“Depois de matarem os nossos jovens, os rebeldes levaram as nossas mulheres e filhas”, afirmou Mukhtar Buba, que fugiu de Gumsuri para a capital do estado nigeriano de Borno, Maiduguri.

Os detalhes só foram conhecidos quatro dias depois porque a rede de telefone móvel colapsou numa área de aproximadamente 70 quilómetros a sul de Maiduguri e muitas das estradas estão intransitáveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gamsuri fica localizada na Estrada que leva a Chibok, onde o Boko Haram raptou mais de 200 meninas de uma escola em abril.

O grupo tem atacado as forças “vigilantes” que se formaram ao longo do nordeste da Nigéria, descrevendo-as como alvos por estarem ao lado do exército.

O Boko Haram luta desde 2009 para instaurar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã.

Só este ano já fez mais de 3.000 mortos, segundo dados do governo nigeriano.