A Google lança hoje em Portugal um novo serviço: chama-se Google Indoor Maps e não é mais que uma versão “dentro de portas” dos mapas da Google. Por outras palavras, a partir de hoje vai ser possível conhecer por dentro, literalmente, a planta de 49 espaços portugueses.

O sistema é simples: sempre que o utilizador ampliar a sua localização num local referenciado, a aplicação Google Maps deteta automaticamente a existência de mapas interiores e apresenta-os na aplicação do smartphone. A Google explica que, além de ser possível navegar pelo interior dos espaços, serão assinalados pontos de interesse específicos tais como lojas num centro comercial, o número de cada sala no edifício de uma Universidade ou a localização de caixas multibanco numa estação de comboios. E sempre que um edifício tiver mais de um piso, o utilizador pode selecionar o andar bastando para isso clicar no número do piso a que pretende aceder.

Na lista inicial portuguesa incluem-se, entre outros, estações de transporte públicos (metro e comboio), museus, universidades, centros comerciais e palácios. Alguns exemplos: Palácio da Pena, Palácio Nacional de Sintra, El Corte Inglés em Lisboa e Vila Nova de Gaia, Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

João Falcão e Cunha, diretor da FEUP, disse em comunicado que “o uso potencial das plantas da universidade por visitantes em geral e pelas pessoas com deficiência vem complementar a nossa política institucional em matéria de acessibilidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Artur Ventura, Engenheiro Informático do FenixEdu (um sistema de gestão) afirma que “o suporte do Google Maps Indoor no Instituto Superior Técnico é muito bem-vindo. O Técnico possui cerca de 5.000 salas entre dezenas de edifícios e pode ser difícil encontrar uma sala, principalmente para os novos estudantes. A integração do Google Maps Indoor com a FenixEdu irá ajudá-los.”

Pedro Trocado, o Coordenador de Projetos Tecnológicos da Parques de Sintra, diz que “o Google Indoor Maps é mais uma forma de a Parques de Sintra dar a conhecer o Património sob a sua gestão ao máximo de pessoas possível em todo o mundo”.

A Google tem disponíveis mais de 3 mil milhões de metros quadrados de plantas em todo o mundo, acessíveis através de qualquer smartphone. O Indoor Maps existe em mais de 20 países, tais como Estados Unidos da América, Japão, Canadá, Brasil, Reino Unido e Austrália. Agora em Portugal, os proprietários de espaços poderão solicitar a inclusão de mapas neste serviço, basta seguir esta ligação.

Os 49 espaços já disponíveis em Portugal estão listados no documento em anexo.

Documentos