Nos próximos 10 anos o número de utilizadores da Internet vai disparar; as mensagens enviadas através de plataformas como o WhatsApp e o SnapChat vão-se tornar o meio principal de comunicação entre os utilizadores; a realidade aumentada vai alterar a forma como conhecemos e olhamos o mundo. São estas as previsões de Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, para o futuro da comunicação online.

Depois de na quarta-feira, em visita à Colômbia, ter anunciado uma iniciativa que pretende criar condições para que todos os colombianos tenham acesso básico à Internet, Zuckerberg lançou aquilo que acreditam ser as bases do futuro da Internet.

Se as primeiras duas previsões não surpreendem, como analisa o site dedicado a notícias sobre tecnologia, VentureBeat, a tecnologia de realidade aumentada pode criar uma “plataforma de comunicação ainda mais natural e ainda mais integrada nas nossas vidas que os telemóveis”, sublinhou Zuckerberg.

“Penso que é muito fácil imaginar que, no futuro, nós vamos ter algo que possamos inclusive vestir [e que servirá de plataforma de comunicação] – semelhante a uns óculos normais (não aquelas coisas estranhas que existem hoje). Vamos poder aceder a tudo que acontece no mundo e comunicar com as pessoas sem termos de interromper as nossas conversas ao olhar para baixo”, afirmou o cofundador do Facebook.

Em relação ao aumento exponencial de utilizadores da Internet, a VentureBeat lembrou os dados já disponibilizados pela Cisco System – uma multinacional dedicada ao desenvolvimento de redes e comunicações: em 2018, só a Índia vai duplicar o número de pessoas que acedem à Internet, atingido os 526 milhões de utilizadores.

Ao mesmo tempo, a utilização das mensagens escritas convencionais – os SMS – está a decrescer: o número de mensagens enviadas através da aplicação WhatsApp – adquirida recentemente pela empresa de Zuckerberg – já ultrapassou o sistema que revolucionou o modo como os seres humanos comunicavam. Além deste fenómeno, os 100 milhões de utilizadores do Snapchat – uma plataforma que permite trocar fotografias e mensagens sem que elas fiquem guardadas – parece dar força às previsões do homem-forte do setor tecnológico: a comunicação online, no futuro, será global, instantânea e instintiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR