O Santiago Bernabéu é como uma espécie de Olimpo do futebol, que mistura nas suas empoeiradas e pesadas páginas dezenas de lendas e um número sem fim de troféus, entre eles dez da Liga dos Campeões (ou Taça dos Campeões Europeus). Quem caminha naquele museu, ao som do hino, abraçado por tantas e tantas taças sente-se engolido pela grandeza. Caminhar naqueles labirintos que culminam depois no relvado deixa qualquer um ansioso. Afinal, pode pisar-se o mesmo chão pintado de verde onde outrora Puskás, Di Stefano, Gento, Juanito, Zidane, Ronaldo, Laudrup e tantos outros bailaram e encantaram milhões.

O nome foi emprestado pelo histórico presidente, natural de Albacete, que jogou no clube desde os 14 anos e que mais tarde, entre 1943 e 1978, presidiria ao clube. Este homem, elevado ao estatuto de semideus madridista, está ligado à conquista de 16 campeonatos e seis Taças dos Campeões Europeus. É por isso que é facilmente confundido com a história deste clube.

Mas os tempos mudaram e as homenagens às vezes perdem espaço para o dinheiro e outros ventos. O novo estádio de Cristiano Ronaldo e companhia chamar-se-á Abu Dhabi Bernabéu, avançou na madrugada desta quarta-feira o diário espanhol AS. As obras de remodelação estarão avaliadas em 500 milhões de euros, quantia que será em parte financiada pelo IPIC, empresa que comprou a Cepsa em 2011. Por essa razão, num momento captado pelas câmeras em pleno Santiago Bernabéu, em novembro passado, Florentino Pérez, o presidente dos merengues, confidenciou à potencial candidata à Câmara Municipal de Madrid pelo PP (Lucía Figar) que o estádio se poderia chamar “IPIC ou Cepsa”. Pérez chegou mesmo a dizer “o que eles quiserem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IPIC é um grupo de investimento dos Emirados Árabes Unidos ligado ao petróleo, que entre ajudas para a renovação do velhinho Santiago Bernabéu pagará também 20 milhões de euros por época. A quantia parece algo irrisória, visto que falamos de 1.7 milhões de euros por mês, o que poderá querer dizer que a contribuição do IPIC nas obras será… interessante. O Real Madrid ainda não confirmou nenhuma das informações avançadas pelo AS. Certo é que a ligação entre ambas as instituições tem em mente também construir e espalhar pelo mundo escolas de futebol do clube, assim como melhorar o museu, podia ler-se no comunicado no site do IPIC.

O Santiago Bernabéu, na altura Chamartín, foi inaugurado em 14 de dezembro de 1947. Os convidados de honra vestiam de azul e falavam a língua de Fernando Pessoa. Os campeões portugueses em título, o Belenenses, foram a Madrid perder por 3-1. O golo dos homens que jogavam à beira Tejo foi marcado por Artur Quaresma, o tio-avô de Ricardo Quaresma.