O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer investir 215 milhões de dólares (cerca de 188 milhões de euros) num programa para analisar o material genético de um milhão de voluntários, referiu o Business Insider. O investimento ainda terá de ser aprovado pelo congresso, mas os republicanos que se têm oposto ao plano de saúde proposto por Obama parecem mais interessados nesta medida, refere o site Headlines & Global News.

A sequenciação do ADN de indivíduos de todas as idades permitirá identificar sinais genéticos para o cancro, criar medicamentos personalizados e aumentar o conhecimento em relação a outras questões genéticas. O valor será distribuído entre Institutos Nacionais de Saúde, Instituto Nacional do Cancro e a agência norte-americana reguladora da alimentação e medicamentos (FDA, na sigla em inglês).

215_milhoes_de_dolares_dedicados_a_genetica

Apesar do valor para analisar o ADN de uma pessoa ter descido muito, segundo a Forbes, o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde, Francis Collins, refere que 215 milhões de dólares não são suficientes para sequenciar um milhão de voluntários, cujo custo estimado seria de mil milhões de dólares (cerca de 875 milhões de dólares), nota o site Headlines & Global News. A ideia é aproveitar os dados genéticos recolhidos anteriormente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR