Cidades do futuro. Já as vimos recriadas de todas as formas — em Marte, suspensas na atmosfera, com carros voadores ou portais mágicos. Em Inglaterra, três investigadores do Gabinete para a Ciência do Reino Unido decidiram tentar perceber como serão estas cidades e de que modo as visões futurísticas — de autores, realizadores ou de simples mentes criativas — poderão influenciar o urbanismo das próximas décadas.

Durante dois anos, Nick Dunn, Serena Pollastri, da Universidade de Lancaster, e Paul Cureton, da Universidade de Hertfordshire, estudaram centenas de propostas futurísticas e o modo como as cidades têm sido representadas nos últimos 100 anos, refere o jornal The Guardian. Olhando para o passado, os investigadores procuraram perceber a importância destes projetos na forma como serão pensadas e construídas as cidades do futuro.

Para o relatório final, Future of Cities: A Visual History of the Future (O Futuro das Cidades: Uma História Visual do Futuro), acessível ao público, os autores misturaram as antigas propostas com cerca de 100 projetos de cidades fictícias. De acordo com o The Guardian, estas foram selecionadas tendo em conta a sua importância urbanísticas — o facto de serem consideradas emblemáticas ou de terem constituído uma mudança de paradigma. Agrupando-os em categorias, como “cidade normal” ou “cidade flexível”, os investigadores procuraram identificar quais os projetos que poderão ter mais influência no planeamento urbano das cidades do Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR