Um tribunal de Bolonha, em Itália, deu luz verde a uma mulher de 50 anos para esta implantar embriões congelados há 19 anos. Não fosse esta história interessante o suficiente, acresce ainda o facto de a italiana ter ficado viúva em 2011.

Depois de quatro anos de batalhas em tribunal e após a recusa de um primeiro recurso em primeira instância, em fevereiro de 2013, a viúva conseguiu agora obter autorização para usar os embriões, que permaneciam criopreservados desde que o casal tinha realizado inseminação artificial, em 1996, no hospital de Santa Úrsula, em Bolonha. “É uma vitória para mim e para todas as mulheres que, infelizmente, se encontram na minha condição. Deram-me uma nova oportunidade”, disse a viúva ao receber carta branca da justiça italiana.

Em 1996, o casal tinha recorrido ao centro de procriação medicamente assistida naquele hospital para tentar uma primeira inseminação artificial, mas sem sucesso. Nessa altura, oito dos embriões que não foram implantados ficaram congelados. Por causa de uma doença que atacou o marido, nunca mais voltaram a tentar. Mas em 2011, quando este morreu, a viúva foi ao hospital pedir para que lhe fossem implantados os ditos embriões, mas a direção do centro recusou o pedido, argumentando que a lei, de 2004, impõe que o marido esteja vivo. A mulher foi para tribunal e ao fim de quatro anos vai poder finalmente implantar os embriões.

“Levei por diante este processo para continuar o caminho iniciado com o meu amado marido, impulsionada por uma grande esperança na maternidade, que ele via como a continuação do nosso amor”, explicou a viúva, que tem noção de que aos 50 anos não é fácil engravidar e que por isso mesmo vai “analisar com os médicos o que fazer”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR