O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e a ministra do Fomento espanhol, Ana Pastor, anunciaram esta terça-feira que vai ser criado um grupo de trabalho conjunto para estudar os projetos transfronteiriços entre os dois países.

Este grupo de trabalho vai coordenar o planeamento de Portugal e de Espanha quanto aos investimentos previstos, no âmbito da rede transeuropeia de transportes, e será composto pelas equipas técnicas dos dois países com responsabilidades nesta área, indicou o secretário de Estado, após uma reunião de trabalho com a ministra espanhola, em Lisboa.

De acordo com Sérgio Monteiro, o objetivo da nova estrutura vai ser também preparar a Cimeira Ibérica que está agendada para junho.

As posições dos dois países quanto ao céu único europeu, que diz respeito ao controlo de tráfego aéreo, e relativamente os projetos de investimento para a economia ligados ao plano de investimento europeu, conhecido como ‘plano Juncker’, foram também abordadas pelos dois governantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi decidido que o grupo de trabalho com entidades públicas possa discutir que outros projetos poderão ser apresentados e também que setores de atividade podem ser mais beneficiados [com o ‘plano Juncker’], como as comunicações e a energia, do lado português”, adiantou o mesmo responsável.

Para o final de maio, está previsto um novo encontro entre Sérgio Monteiro e Ana Pastor, para preparar a Cimeira Ibérica de junho, já com alguns resultados saídos do grupo de trabalho agora criado