O plano de Jean-Claude Juncker para apoiar os imigrantes pode estar em risco. Depois de vários países se oporem ao programa, é a vez da França fazer uma mudança radical de opinião e dizer que não concorda com o sistema de quotas proposto pela Comissão Europeia.

A posição foi transmitida pelo secretário de Estado para os assuntos europeus, Harlem Désir, que disse que o governo francês de François Hollande não concorda com a ideia de quotas para imigrantes: “Não apoiamos a ideia de quotas, que não correspondem às regras”, disse. Em vez do novo sistema de quotas – que impõe a cada país que receba imigrantes de acordo com os pedidos que tem, mas também da dimensão e da capacidade económica e financeira – os franceses defendem que “os países da UE se comprometam mais em acomodar os refugiados”, citado pelo Politico.

Com esta mudança de posição, o equilíbrio de forças na União Europeia fica mais difícil.  Até agora, há quatro países que se colocaram na oposição ao plano: Reino Unido, Polónia, República Checa e Eslováquia, que podem conseguir uma minoria que bloqueie a proposta. Mas com a França, esse grupo ganha outra força.

O programa de apoio a imigrantes foi uma resposta da Comissão Europeia depois do naufrágio de centenas de pessoas que tentavam atravessar o Mediterrâneo.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR