O aumento de capital de 200 milhões de euros do Montepio já foi concretizado, de acordo com um comunicado enviado pela instituição. Este reforço foi realizado através da emissão de novas unidades do fundo de participação da caixa económica que foram totalmente subscritas pela associação mutualista, que é a única acionista do Montepio.

Esta operação destinava-se, numa fase inicial a novos investidores institucionais, mas acabou por ser assegurada pela associação mutualista, embora esteja prevista a sua colocação junto de outros investidores a prazo. As unidades de participação vão ser transacionadas em mercado. As unidades de participação foram subscritas a um euro por título. Estas unidades estavam esta sexta-feira a ser negociadas em mercado a 79 cêntimos.

O Montepio já tinha realizado um aumento de capital de 200 milhões de euros em 2013, tendo na altura colocado as unidades de participação junto dos seus clientes. O novo aumento de capital faz parte do reforço da solidez financeira da caixa económica. A instituição está ainda a promover alterações no governo da sociedade, de forma a assegurar uma maior independência entre a gestão do banco e da associação mutualista. O processo irá resultar na indicação de um novo presidente executivo para o Montepio, José Félix Morgado.

A par da reorganização interna, aguarda-se que o governo aprove legislação que venha a reforçar a supervisão sobre o setor mutualista, colocando-o debaixo da alçada da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR