O Film Society do Lincoln Center, o centro cultural mais importante de Nova Iorque, acolhe, a partir de sexta-feira e durante uma semana, uma mostra dos filmes do realizador português Pedro Costa.

Num ciclo com o título “Let Us Now Praise Famous Men: The Films of Pedro Costa”, a instituição vai mostrar um documentário sobre o realizador, oito filmes da sua autoria e seis filmes escolhidos por ele.

O realizador estará presente para apresentar alguns dos filmes e para responder a questões da audiência no final de outros.

Na apresentação da iniciativa, que o Lincoln Center justifica com o lançamento nos Estados Unidos do último filme de Costa, Cavalo Dinheiro, a instituição diz-se “orgulhosa por apresentar esta pesquisa abrangente do mundo cinematográfico deste mestre moderno.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Olhe para qualquer um dos filmes do realizador nascido em Lisboa Pedro Costa, de 56 anos, cujo trabalho inclui oito longa metragens e uma mão cheia de notáveis curtas, e vai encontrar algo excitante e raro no cinema contemporâneo”, escreve a organização.

A iniciativa começa esta sexta-feira com a exibição do filme Casa de Lava (1994), que será apresentado pelo realizador.

Nos seis dias seguintes será apresentado um documentário realizado por Aurélien Gerbault sobre o processo de filmagem de Costa no Bairro das Fontainhas em Lisboa, intitulado All Blossoms Again, e outros sete filmes de Costa: Juventude em Marcha (2006), Cavalo Dinheiro (2014), No Quarto da Vanda (2000), Ne Change Rien (2009), O Sangue (1989), Ossos (1997), Onde Jaz o Teu Sorriso? (2001).

Quanto aos filmes selecionados pelo realizador, o Lincoln Center diz que “se existe um denominador comum entre o trabalho de Costa e o seu gosto em filmes é a sua atracão pelos marginalizados, fantasmagóricos, esquecidos, e olhados por alto.”

Costa escolheu duas películas de realizadores portugueses: Os Verdes Anos (1963, Paulo Rocha) e Trás-os-Montes (1976, António Reis e Margarida Cordeiro).

A seleção fica completa com Daïnah la métisse (1932, Jean Grémillon), Not Reconciled (1965, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet), Land of the Pharaohs (1955, Howard Hawks e The Fearmakers (1958, Jacques Tourneur).

Chamando os dois último trabalhos de Costa, “Cavalo Dinheiro” e “Juventude em Marcha”, “algumas das glórias do cinema moderno”, o Lincoln Center conclui a apresentação dizendo que “os rótulos fogem destes filmes: são formalistas, mas pulsam com vida e calor; são ascéticos, mas também profundamente expressivos; são pacientes, mas possuem ímpeto e forte sentido de ritmo”.

A mostra termina no dia 23 de julho, mas “Cavalo Dinheiro” poderá ser visto no Lincoln Center por mais uma semana, até dia 30 do mesmo mês.