O incêndio que deflagrou ao início da tarde desta terça-feira na zona de Murches, Alcabideche, concelho de Cascais, foi dado como dominado cerca das 19:30, disse à Lusa o responsável da Proteção Civil local, Pedro Lopes de Mendonça. Ainda assim, vão permanecer alguns meios no local durante toda a noite. “Muitos meios já estão a desmobilizar, mas vamos manter cá alguns elementos, durante toda a noite, para controlar a situação, devido também à proximidade de habitações”, disse o responsável.

A autoestrada A5 chegou a estar cortada e o incêndio teve três frentes: uma em Murches, outra em Zambujeiro e outra em Pisão. O incêndio começou por volta das 14h45, em Alcabideche, e atingiu o Parque Natural Sintra Cascais. Teve início numa zona de mato localizada entre o canil municipal de Cascais e Murches e chegou a motivar a evacuação de habitações.

Dois bombeiros foram transportados para o Hospital de Cascais, um com uma entorse no pé e outro, por cansaço. Um dos elementos pertencia à corporação de Algueirão-Mem Martins, do concelho de Sintra, e outro a Alcabideche, Cascais.

Segundo o comandante operacional distrital de operações de socorro de Lisboa, Carlos Mata, no total foram mobilizados 83 veículos, quatro meios aéreos e cerca de 300 operacionais.

Alguns utilizadores do Twitter partilharam fotografias do acontecimento:

A TVI 24 registou esta imagem: