477kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Mães zangadas com um anúncio "irreal"

Este artigo tem mais de 5 anos

A marca Bugaboo usou como publicidade a imagem de uma modelo a correr e, ao mesmo tempo, a empurrar um carrinho de bebé. Em resposta, muitas mães criticaram os padrões pouco realistas.

i

Captura de ecrã

Captura de ecrã

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Uma modelo de 23 anos, loira e a usar uma espécie de biquíni corre sobre o alcatrão, ao mesmo tempo que empurra um carro de bebé com uma criança a bordo. A imagem é a nova aposta da Bugaboo — fabricante de carrinhos para transportar crianças cujos preços vão desde 280 a 1400 euros –, mas também a sua nova dor de cabeça. Isto porque a marca tem estado, nas últimas horas, debaixo de fogo, com inúmeras mães a criticarem a imagem em questão.

A publicidade no centro da polémica, diz o britânico Telegraph, foi o resultado de uma sessão fotográfica para a edição holandesa da Vogue. Só depois foi usada pela Bugaboo, pelo que não é claro se esta teve, ou não, responsabilidade na imagem original — é possível encontrá-la na conta oficial de Facebook da marca, publicação que conta com cerca de 1000 comentários e mais de 200 partilhas.

See how model and mum Ymre Stiekema stays fit and healthy with the Bugaboo Runner. http://mi8.ly/4ojq24 Stay tuned for more running tips!

Posted by Bugaboo on Terça-feira, 21 de Julho de 2015

Entre os muitos comentários tornados públicos, é possível ler acusações dirigidas à marca por esta apostar numa publicidade e mensagem irrealistas. Mas há ainda comentários de apoio e de apelo — para que as mulheres se defendam umas às outras –, além de respostas irónicas que procuram ridicularizar a situação:

Conheço várias mães que correm e nenhuma delas é assim, porque não têm 23 anos ou um corpo de modelo naturalmente magro — antes de correr e antes de ter o bebé. Como muitos anúncios, isto não é a realidade.

A sério senhoras? São assim tão críticas ou invejosas que têm de questionar o motivo por que ela está a correr? As mulheres deviam apoiar-se umas às outras.

Prefiro correr nua com as minhas crianças.

Estão a gozar? Quem vai correr assim [vestida]?

Ymre Stiekema, a modelo protagonista do anúncio, é efetivamente mãe de uma criança de dois anos e uma corredora nata, mas isso não impediu que os protestos ganhassem terreno, com muitos órgãos de comunicação a darem voz à polémica.

Exemplo disso é a edição norte-americana da Vogue, que esta terça-feira escreve um artigo onde coloca a seguinte questão: “A fotografia do Bugaboo é muito ofensiva para novas mamãs?”. O Telegraph segue a mesma tendência, ao publicar o seu próprio artigo de opinião.

Loja Observador Lifestyle

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.