Morreu Uggie, o famoso cão que protagonizou o filme “O Artista”. O animal de raça Jack Russell Terrier tinha cancro da próstata e teve de ser abatido na sexta-feira, devido ao sofrimento por que estava a passar.

A noticia foi confirmada por Omar Von Mueller, o dono do animal, ao site TMZ. Uggie tinha 13 anos. Os últimos quatro foram passados debaixo do estrelato, após ter protagonizado, ao lado do ator Jean Dujardin, o filme “O Artista”. A obra a preto e branco ganhou cinco Óscares, mas nenhum foi para a casota de Uggie, uma vez que os canídeos não podem ser nomeados.

Mas reconhecimento não lhe faltou. No mesmo ano, Uggie venceu o Palm Dog, que distingue a melhor interpretação por parte de um cão nos filmes exibidos no Festival de Cinema de Cannes (este ano, o vencedor Lucky, que entra n'”As Mil e Uma Noites” de Miguel Gomes. Em 2012, também conquistou sem dificuldades a Coleira de Ouro de Hollywood, deixando para trás Blackie, que entrou em “A Invenção de Hugo”.

Após uma carreira de sete anos, o ilustre canídeo reformou-se em 2012. Para assinalar o momento deixou, literalmente, uma pegada no Passeio da Fama de Hollywood.

Uggie, the dog who starred in the Academy Award-winning film "The Artist," is honored with a hand and paw print ceremony outside Grauman's Chinese Theatre in Hollywood, California, June 25, 2012. The ceremony marked Uggie's retirement from acting.    AFP PHOTO/ROBYN BECK        (Photo credit should read ROBYN BECK/AFP/GettyImages)

©GettyImages