Plástico

Vídeo: palhinha de plástico impedia tartaruga marinha de respirar

566

Uma equipa de cientistas retirou da narina de uma tartaruga marinha uma palhinha com 12 centímetros. É mais um alerta para a utilização que damos ao plástico (o vídeo pode ser considerado chocante).

As imagens foram divulgadas pela bióloga marinha Christine Figgener. Desta vez foi um história com um final feliz

gofundme.com

Autor
  • Pedro Esteves

Uma equipa de cientistas capturou uma tartaruga marinha nas águas da Costa Rica, por suspeita da presença de um parasita numa das narinas, o que estaria a dificultar a respiração do animal. A surpresa veio quando perceberam que a obstrução era causada por uma palhinha de plástico com 10 a 12 cm de comprimento. O objeto terá sido engolido e depois regurgitado, tendo acabado por ficar preso na fossa nasal.

O procedimento de extração foi feito de imediato. Demorou oito (aflitivos) minutos, o sofrimento do animal foi evidente mas necessário para lhe salvar a vida. A bióloga marinha Christine Figgener garante que a tartaruga recuperou rapidamente — apenas foi necessário desinfetar a ferida antes de ser devolvida à água.

Propositadamente, colocámos o vídeo abaixo a começar apenas no instante final, em que os cientistas retiram o objeto da narina da tartaruga. Alertamos que estas imagens podem ser consideradas chocantes.

O vídeo foi divulgado por Christine Figgener — estudante de doutoramento da Texas A&M University — na página da GoFundMe Campaign e pretende sensibilizar para a utilização que fazemos do plástico, um problema bem conhecido e que é responsável pela morte de milhões de animais e pela degradação dos ecossistemas marinho e terrestre.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Poluição

Planeta ou Plástico? Porque temos de escolher

José Crespo de Carvalho

Da produção mundial total, 380 milhões de toneladas por ano, metade é de plástico "single-use", nem sempre fácil de banir. Mas são necessários esforços redobrados para que isso mesmo venha a acontecer

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)