A greve dos controladores aéreos em Espanha está a provocar, esta manhã de sábado, até 21% de atrasos nos aeroportos europeus, segundo dados do Eurocontrol, organismo que coordena o tráfego aéreo europeu, a que a agência de notícias EFE teve acesso.

Estes 21% de atrasos ou 5.427 minutos registados pelo Eurocontrol devem-se exclusivamente à greve dos controladores aéreos, convocada para tentar que a Enaire (gestor do espaço aéreo em Espanha) retire as sanções a 61 funcionários do Centro de Controlo de Barcelona pelo encerramento do espaço aéreo em 2010 e a readmissão de um outro trabalhador em Santiago de Compostela

A secretária de comunicação do sindicato USCA, Susana Romero, informou que os maiores atrasos, superiores a uma hora, estão no aeroporto de Barcelona, enquanto o de Palma de Maiorca tem atrasos entre 30 e 45 minutos.

Um porta-voz da Enaire assegurou à agência de notícias EFE que a situação é de “absoluta normalidade” e que não há incidentes significativos. Os serviços mínimos exigidos pelo governo espanhol neste setor são de 80%.

A USCA assegurou que se a greve de 12 horas não for suficiente para a Enaire resolver o litígio com os trabalhadores, o sindicato prevê greves de 18 e 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR