Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, trovoada e rajadas de vento fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os quatro distritos da costa norte portuguesa ficaram sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, desde as 7:00 e até às 15:00, uma vez que estão previstos períodos de chuva forte acompanhada de trovoada e rajadas de vento forte que podem chegar aos 130 quilómetros/hora.

A partir das 15:00 de hoje, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto passam a ficar sob aviso amarelo dado a melhoria das condições atmosféricas, embora haja a necessidade de vigilância.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”, enquanto o amarelo refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dez outros distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo igualmente devido à previsão de chuva e vento forte, entre as 7:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira.

Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Viseu são os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte passando a regime de aguaceiros a partir da tarde que poderão ser forte e acompanhados de trovoada.

Estes distritos estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90/110 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas.

Está também previsto vento moderado de sul, soprando forte no litoral, com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a norte do cabo Raso, e forte a muito forte, com rajadas da ordem de 100/110 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima na região norte e descida da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao final da manhã, e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas.

Está também previsto vento moderado de sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas da ordem de 65/70 quilómetros por hora no litoral oeste, e forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 20 e 23 graus Celsius, no Porto entre 18 e 20, em Viana do Castelo entre 17 e 20, em Vila Real entre 16 e 20, em Bragança entre 14 e 19, em Viseu entre 15 e 19, na Guarda entre 13 e 16, em Castelo Branco entre 16 e 20, em Santarém entre 19 e 23, em Évora entre 17 e 24, em Beja entre 20 e 24 e em Faro entre 20 e 23.