O Benfica assumiu este sábado a liderança isolada do Campeonato Nacional de futsal após vencer, por 2-1, o rival Sporting, num dérbi marcado por grande carga emocional e que quase lotou o pavilhão da Luz, segundo descreve a agência Lusa. O jogo aconteceu no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.

Gonçalo Alves, numa brilhante conclusão de um contra-ataque, fez o golo da vitória, aos 34 minutos, numa altura em que as ‘águias’ passavam por um grande ‘sufoco’, após estarem a atuar durante dois minutos em inferioridade numérica, devido à expulsão do ‘pivot’ Alessandro Pataia.

O Sporting entrou melhor no jogo e dominou o dérbi durante os primeiros dez minutos, altura em que o guardião espanhol das ‘águias’, Juanjo, realizou excelentes tiradas a remates de Cavinaro, Pedro Fary e Bruno Lima.

O Benfica prolongou a pressão defensiva a todo o campo e equilibrou as operações. O jogo ficou ainda mais intenso e equilibrado, até que, a 16 segundos do intervalo, Joel Rocha requisitou uma pausa técnica providencial. A bola foi reposta pela linha lateral, Alan Brandi simulou o remate e assistiu na zona central Fábio Cecílio que, num remate fortíssimo e sem oposição, bateu o guardião leonino Marcão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda parte, o Sporting, como lhe competia, apostou mais no ataque e conseguiu empatar a partida, aos 28 minutos, através de um potente remate de meia-distância desferido por Miguel Ângelo.

Mas quatro minutos após o tento ‘leonino’, Alessandro Pataias foi expulso por acumulação de amarelos, na sequência de uma falta ‘cirúrgica’ a travar um perigoso contra-ataque ‘leonino’ conduzido por Fábio Lima.

O Benfica ficou em inferioridade numérica durante dois minutos, mas os ‘leões’, apesar de terem levado a bola a esbarrar na barra e no poste da baliza defendida por Juanjo, não conseguiram materializar a sua supremacia em campo.

E foi o reentrado Gonçalo Alves quem fez o golo do triunfo, aos 34 minutos, na conclusão de um contra-ataque conduzido por Ré. Descaído sobre a esquerda, o remate de Gonçalo Alves foi de ‘antologia’ e deixou Marcão pregado ao solo.

Nos últimos quatro minutos, o Sporting optou por utilizar Pedro Cary como guarda-redes avançado, mas não conseguiu chegar ao empate, perante uma defesa ‘encarnad’a muito concentrada e empenhada em tapar todos os caminhos para a sua baliza.