A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou para possíveis conflitos armados nos Balcãs, por onde passa a maioria dos refugiados, perante a hipótese de a Alemanha vir a encerrar a sua fronteira com a Áustria.

“Nos últimos tempos a tensão entre os países ocidentais dos Balcãs já se começou a sentir e não queremos que esses conflitos cheguem a confrontos militares”, afirmou a responsável alemã segunda-feira à noite. Vários especialistas têm alertado que, se a Alemanha – principal destino dos migrantes, em especial dos que fogem da guerra na Síria -, fechar a sua fronteira com a Áustria, os países dos Balcãs vão acabar por fazer o mesmo, o que pode gerar conflitos imprevisíveis. 

No final de outubro, a União Europeia (EU) anunciou a criação de 100 mil vagas para acolher refugiados na Grécia e nos Balcãs, a fim de conter a crise migratória sem precedentes que provocou tensões entre a Eslovénia, Croácia, Sérvia e Hungria. Dentro da Alemanha, a questão dos refugiados também está a dividir a coligação conservadores/social-democratas, que não conseguiu chegar a acordo na reunião realizada no passado domingo.

Entretanto, está marcada uma nova ronda de negociações para quinta-feira, que se deverá debruçar sobre a criação, proposta pelos conservadores, de “zonas de trânsito” na fronteira germano-austríaca para acelerar a revisão dos registos e despejos, uma ideia já rejeitada pelo Partido Social Democrata.

Merkel garantiu que, caso a reunião não culmine em acordo, vão continuar a negociar. “Esta não é a primeira vez que temos de convencer os social-democratas da justeza das coisas”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR