O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, foi este domingo a Paris para homenagear as vítimas dos atentados de 13 de novembro, deslocando-se à sala de concertos Bataclan e ao café ‘La Bonne Bière’.

“Eu sou parisiense e estou sentado na esplanada de um café”, disse em francês Ban Ki-moon, evocando a frase “Eu estou numa esplanada”, usada depois dos atentados de Paris.

Ban Ki-moon esteve em silêncio diante do Bataclan antes de ir tomar um café com os responsáveis do ‘La Bonne Bière’, o pequeno restaurante/café em que estavam várias pessoas que foram atingidas a tiro na esplanada por um dos terroristas dos atentados de Paris.

Ban Ki-moon elogiou “Paris, símbolo da resistência” diante dos eleitos pelos bairros afetados e que se encontraram com o responsável das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU estava acompanhado pela autarca de Paris, Anne Hidalgo. A autarca de Paris afirmou que Ban Ki-moon havia “pedido para vir” aos locais dos atentados.

Nos atentados de Paris, que ocorreram em vários locais da capital francesa, como o Estádio de França, foram mortas 130 pessoas e centenas ficaram feridas.

Antes, o secretário-geral da ONU condenou firmemente o triplo atentado ocorrido no sábado no Chade, realizado pelo grupo extremista Boko Haram, que matou 30 pessoas e deixou dezenas de feridos num mercado de uma ilha do Lago do Chade.

“São atos abomináveis que demonstram uma vez mais a brutalidade do Boko Haram”, disse Ban, apelando aos países que sofrem com a ameaça terrorista do movimento radical que se unam de maneira global e integrada para avaliar e responder a este problema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR