Rádio Observador

Natal

Brunei proíbe o Natal por colocar em risco a “fé dos muçulmanos”

2.527

O Sultão do Brunei decidiu que aqueles celebrem excessivamente ou abertamente o Natal podem enfrentar uma pena até 5 anos de prisão. Os não muçulmanos podem-no fazer desde que informem as autoridades.

O Sultão Hassanal Bolkiah, do pequeno e conservador país do Brunei, decidiu que os não muçulmanos podem celebrar o Natal desde que o façam dentro das suas comunidades e desde que informem as autoridades.

AFP/Getty Images

O Sultão do pequeno país situado na ilha do Bornéu decidiu que celebrar o Natal cristão na região é proibido e quem o fizer pode arriscar uma pena de prisão até 5 anos.

Quem o conta é o Telegraph que, citando relatos locais, noticia que a punição abrange aqueles que enviem cumprimentos associados às festividades ou utilizem barretes de pai Natal. No entanto aqueles que não sejam muçulmanos estão autorizados a celebrar a ocasião desde que o façam dentro das suas comunidades e desde que informem as autoridades.

O ministro dos Assuntos Religiosos do país onde 65% da população de 420 mil pessoas são muçulmanas, explicou em comunicado que “estas medidas têm como intenção de controlar o ato de celebrar o Natal excessivamente e abertamente, o que poderia prejudicar o ‘aqidah’ (crença ou fé) da comunidade muçulmana”.

Também o jornal local Borneo Bulletin diz que no princípio do mês de dezembro um grupo de imãs referiu que “durante as celebrações do Natal, os muçulmanos que sigam estes atos religiosos – como utilizar os seus símbolos religiosos como a cruz, velas, montar árvores de Natal e cantar músicas religiosas, enviar cumprimentos natalícios, utilizar sinais louvando a religião, colocar decorações ou criar sons e fazendo tudo o que equivale ao respeito pela religião – estão contra a fé islâmica”.

Apesar de tudo, estas novas medidas já tiveram as suas repercussões: através das redes sociais já vão sendo publicadas fotografias confrontando a decisão:

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Cristianismo

O natal, os três reis magos e outras fantasias

Donizete Rodrigues
144

O mito dos três reis magos é apenas uma representação simbólica, um modelo explicativo de grande significado para reforçar a importância de Jesus como salvador e unificador de toda a humanidade

Cristianismo

A douta ignorância dos sábios /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
1.183

Abundam os improvisados comentários teológicos, cozinhados à pressão na Bimby da opinião pública. Já faltou mais para um Prós e Contras sobre a virgindade de Maria …

Jesus Cristo

Narrativas evangélicas do Natal

Anselmo Borges
159

A Igreja só se justifica enquanto vive, transporta e entrega a todos, por palavras e obras, o Evangelho de Jesus, a sua mensagem de dignificação de todos, mensagem que mudou a História.

Natal

A revolução divina

Luis Teixeira
180

O livre arbítrio é central na mensagem cristã e significa uma ruptura clara na História. Com o cristianismo torna-se um princípio basilar que cada pessoa é inteiramente responsável pelas suas escolhas

Liberdades

Pelo direito à diferença

José Miguel Pinto dos Santos

Excetuando as geradas por injustiças sociais, todas as outras diferenças devem ser bem-vindas pois trazem variedade à vida, porque permitem o livre desenvolvimento individual e porque não são injustas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)