As forças iraquianas entraram no centro de Ramadi, esta terça-feira, numa tentativa de desocupar a cidade controlada pelo autoproclamado Estado Islâmico desde maio, anunciou o porta-voz da unidade de combate ao terrorismo, Sabah al-Numani.

A operação para reconquistar a cidade, que se localiza a cerca de 100 km da capital iraquiana de Bagdade, começou no mês passado depois de uma tentativa de meses para cortar as linhas de abastecimento.

Citado pela agência Reuters, Numani explica que “as nossas forças estão a avançar em direção ao complexo governamental no centro de Ramadi. Os combates são nos bairros em redor do complexo, com o apoio da força aérea”.

A queda de Ramadi protagonizou uma das maiores derrotas do governo do Iraque às mãos do Estado Islâmico e, por consequência, uma das vitórias mais importantes conquistadas pelos ‘jihadistas’ até agora. Segundo algumas informações dos serviços de inteligência de Bagdade, a cidade é defendida por 250 a 300 militantes do ‘daesh’.

A recaptura da região, a concretizar-se, pode tornar-se num importante passo para as forças de segurança do país, que perdeu já cerca de um terço do território e as respetivas reservas de petróleo que são, por sua vez, uma fonte de financiamento fundamental para o Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR