Devido ao número de suicídios (cerca de 15) que se registaram entre elementos da PSP e da GNR, em 2015, o PCP apresentou uma proposta de audição pública sobre os suicídios que se têm verificado nas forças de segurança à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Essa proposta, enviada na passada sexta-feira, tem como objetivo conhecer esta realidade dos profissionais das forças de segurança e “encontrar ou ajudar a encontrar as soluções que permitam combater as suas causas”.

Os deputados Jorge Machado e António Filipe referem que as razões para os suicídios do último ano podem estar relacionadas com motivos pessoais ou das condições de trabalho, mas também o “acesso fácil a um meio de pôr termo à vida, a arma de serviço”.

Assim, o PCP pede à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias que ouça associações e estruturas sindicais ligadas às forças policiais como a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, ou entidades individuais, como o médico Daniel Sampaio.

artigo editado por Helena Pereira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR