Porque é que Donald Trump não vai ganhar as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América? Barack Obama, que está convencido disso, explica. “Tenho muita fé no povo americano”, disse o ainda presidente numa conferência de imprensa à saída de um encontro com líderes de países do Sudeste Asiático. “Penso que o povo vai perceber que ser presidente é um trabalho sério. Não é como ser apresentador de um talk show ou de um reality show. Não é publicidade. Não é marketing. É difícil”, disse Obama.

Não é a primeira vez que Barack Obama critica o candidato republicano Trump, que tem feito grande parte da campanha com um violento e xenófobo discurso anti-imigração. O milionário, que participou no reality show “The Apprentice” (daí o comentário de Obama), afirmou que vai mandar construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México para impedir a chegada de imigrantes mexicanos ao país. E também chegou a propor que “todos os muçulmanos” sejam “impedidos de entrar nos Estados Unidos”.

Para Obama, o trabalho de presidente envolve contactos com líderes de outros países e exige que “saibamos os factos, que saibamos os nomes deles, que saibamos onde eles estão no mapa e que saibamos qualquer coisa da sua História”. E não só. “Quem quer que esteja na posição em que estou agora tem os códigos [de mísseis] nucleares, tem o poder de mandar pessoas de 21 anos de idade para a guerra e tem de se assegurar que o sistema bancário não colapsa.”

Barack Obama está convencido de que, apesar das sondagens atuais e dos primeiros resultados darem a Trump uma certa vantagem, com o aproximar das eleições, em novembro, os americanos vão mudar de ideias. “À medida que o dia chega, a realidade vem ao de cima”, disse o presidente dos Estados Unidos, alertando ainda os compatriotas para o facto de os outros candidatos republicanos terem um pensamento semelhante ao de Trump. “Está toda a gente focada em Trump, sobretudo porque ele diz de forma mais interessante coisas que os outros também estão a dizer”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, Donald Trump reagiu, no Twitter.

“Interessante como o presidente Obama diz tão nervosamente que eu nunca serei presidente. Isto vindo do pior presidente da História dos Estados Unidos, provavelmente!”