Os finalistas da Taça de Portugal em futebol são conhecidos na quarta-feira, num momento em que o FC Porto é a equipa mais bem colocada para garantir a presença no Jamor.

O Gil Vicente, o único emblema da II Liga em prova, tem uma autêntica ‘montanha’ para escalar na visita ao Estádio do Dragão, depois de ter perdido na primeira mão, em Barcelos, por 3-0.

Os ‘dragões’, que no seu palmarés contam com 16 taças de Portugal, estão bem encaminhados para a 29.ª final da sua história, depois de terem vencido em Barcelos com golos de Rúben Neves, Suk e Sérgio Oliveira.

Eliminados da Taça da Liga, Liga dos Campeões, Liga Europa e em segundo lugar na Liga (a três pontos do Sporting e em igualdade com Benfica, mas com mais um jogo), a equipa de José Peseiro tem na Taça de Portugal uma importante meta.

A outra meia-final encontrará um finalista a sair do confronto entre Rio Ave e Sporting de Braga, em Vila do Conde, e depois de os bracarenses terem vencido na primeira mão por 1-0, com um golo de Pedro Santos, de grande penalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O duelo entre estas equipas está a tornar-se um ‘clássico’ na Taça, depois de vila-condenses terem eliminado bracarenses nas meias-finais de 2013/14 (perderiam na final com Benfica), e os de Braga os terem eliminado em 2014/15 (derrotado na final pelo Sporting).

Esta época é mais um ‘tira-teimas’, desta vez com o Braga em ‘vantagem mínima’, naquela que será a sua terceira visita da época a Vila do Conde: perdeu para o campeonato por 1-0 (em agosto) e empatou sem golos na Taça da Liga (em janeiro).

Para chegarem a esta fase da Taça de Portugal, o FC Porto eliminou sucessivamente Varzim, Angrense, Feirense e Boavista, e o Gil, que entrou logo na segunda eliminatória, afastou o Oliveira do Douro, Tondela, Benfica de Castelo Branco, Portimonense e Nacional.

O Rio Ave eliminou, por seu turno, a União Futebol Clube, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Estoril-Praia, enquanto o Braga teve a ‘fava’ Sporting, que deixou pelo caminho nos oitavos de final.

No percurso, os bracarenses começaram por afastar o Académico Viseu, seguindo-se Farense e Sporting, ambos no prolongamento, e depois o Arouca, antes de chegar às meias-finais.

O jogo entre Rio Ave e Sporting de Braga está agendado para as 19:00, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, e a receção do FC Porto ao Gil Vicente às 21:00, ambos na quarta-feira.

Destas equipas, FC Porto (16 vezes) e Sporting de Braga (uma, em 1965/66), foram as únicas que já venceram o troféu, embora o Rio Ave tenha sido finalista vencido em duas ocasiões (1983/84 e 2013/14), enquanto os gilistas nunca chegaram à final.

  • Meias-finais:

2.ª mão:

  • quarta-feira, 02 mar:

Rio Ave (L) – Sporting de Braga (L), 19:00 (SportTV)

FC Porto (L) – Gil Vicente (II), 21:00 (SportTV).

1.ª mão:

  • quarta-feira, 03 fev:

Gil Vicente – FC Porto, 0-3.

  • quinta-feira, 04 fev:

Sporting de Braga – Rio Ave, 1-0.