Elísio Summavielle, nomeado segunda-feira pelo ministro da Cultura para presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), afirmou hoje à Lusa que pretende “uma programação criteriosa, mas abrangente” e quer atrair os jovens.

“Eu gosto de ver o Centro Cultural de Belém cheio de gente, eu acho que tem de haver uma programação criteriosa, claro, mas abrangente. Acho que os espaços públicos devem ser mais fruídos pelas pessoas, além dos auditórios, dos espaços expositivos e das galerias”, disse hoje à Lusa Elísio Summacielle.

“Acho que é possível puxar pela juventude e ganhar público para a cultura, e é essa a missão do CCB, e é essa a missão da Fundação CCB”, realçou.

Questionado sobre o convite de João Soares, Elísio Summavielle declarou: “O senhor ministro tinha várias personalidades em mente, mas a parir do momento em que fez a sua opção, e dada a relação antiga, longa e de confiança muito grande que tenho com o senhor ministro e ele relativamente a mim, não pude deixar de aceitar este desafio”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um desafio que não implica o abandono da ideia do eixo Belém-Ajuda.

“Eu não diria que é o abandono de uma ideia, eu diria que é de um ideia de construção de uma ideia que eu próprio, enquanto desempenhei outras funções, como secretário de Estado da Cultura, julgo que fui o primeiro a sentar à mesa todos s intervenientes [da zona] Belém-Ajuda. É óbvio e redundante que é necessário uma coordenação de esforços da criação de uma marca nessa zona da cidade”, disse.

O nomeado presidente do CCB afirmou que “obviamente aproveitar o trabalho positivo que nesse sentido que entretanto foi feito, é uma ideia que permanece”, mas realçou que “a prioridade é dar vida a um monumento nacional que é o CCB”.

O historiador Elísio Summavielle foi secretário de Estado da Cultura no Governo de José Sócrates e diretor-geral do Património Cultural no executivo de Pedro Passos Coelho.

Em fevereiro de 2012, foi nomeado diretor-geral do Património Cultural, sendo secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, cargo do qual se demitiu a 05 de novembro desse ano, após a saída do detentor da pasta.

Militante do PS, Elísio Summavielle, 59 anos, candidatou-se em 2013 à presidência da Câmara de Mafra, que veio a perder, apesar de o partido ter registado uma subida de votação.

Elísio Costa Santos Summavielle nasceu em Lisboa e é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com especialização em História da Arte.