Aron Strandberg, um estudante de economia sueco de 25 anos, encontrou uma forma de tornar as suas previsões económicas um fenómeno viral. Através de gráficos interativos (GIFs), Aron Strandberg mostra que a economia não precisa de ser uma disciplina aborrecida ou difícil de compreender.

Muitas previsões do estudante da Universidade de Lund (Suécia) são baseadas no envelhecimento da população: através de pirâmides demográficas, mostra como pode variar a idade média de uma economia no futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estudo ciências económicas e isso implica muita análise de dados. Tento explorar novas formas de o fazer e tento apresentar os resultados de forma que toda a gente os entenda”, disse Aron Strandberg ao jornal espanhol ABC. E têm sido muitos os que apreciam a forma como os seus tweets resumem a informação, tanto que até fazem pedidos para que faça GIFs sobre países em específico.

O sueco já publicou gráficos dedicados a França, Polónia, Espanha, Itália ou Suécia, mas também elabora GIFs que mostram tendências mundiais e europeias.

Portugal ainda não tinha sido contemplado mas após ler a notícia do Observador, Aron Strandberg, publicou um gráfico animado onde mostra que a população portuguesa está a decrescer:

O estudante baseia-se nos dados disponíveis em várias fontes para elaborar os gráficos, tais como as estatísticas sobre a evolução da população em países específicos ou os dados prospetivos do Banco Mundial. Outro dos temas que analisa é a distribuição de riqueza pelo mundo ao longo dos anos.

A sua conta do Twitter já conta com cerca de 4 mil seguidores e cada tweet gera, em média, cerca de 50 mil interações.

Notícia atualizada com mais informações às 20h.