Entre 21 e 23 de março, a Comissão das Migrações, Refugiados e Pessoas Deslocadas do Conselho da Europa reúne-se em Tiblisi, na Geórgia. O objetivo é criar uma estratégia europeia de resposta à crise dos refugiados, desde a colocação da distribuição de pessoas por países da Europa, até ao financiamento dado a esses países. Portugal é representado nesta comissão por Duarte Marques, coordenador do PSD na Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República.

Para além das várias reuniões no Parlamento da Geórgia, os responsáveis políticos e especialistas europeus na área das migrações vão ainda visitar um campo de refugiados perto da Ossétia do Sul. Os pontos de trabalho incluem questões como a violência contra os imigrantes, o financiamento a situações urgentes de refugiados e a avaliação das consequências humanitárias do conflito da Ucrânia.

Em comunicado, Duarte Marques acredita que “Portugal deve manter a estratégia adotada até aqui na disponibilidade para o acolhimento de refugiados e requerentes de asilo, mas deve reforçar o seu contributo europeu ao nível da alteração da estratégia europeia para a recolocação de pessoas em países de acolhimento da Europa.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR