O presidente francês, François Hollande, anunciou este sábado uma ajuda de 100 milhões de euros ao Líbano, que acolhe mais de um milhão de refugiados sírios, e uma assistência militar imediata ao exército libanês.

“A ajuda de França será elevada a 100 milhões de euros nos próximos três anos”, disse Hollande numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro libanês, Tammam Salam, durante uma visita a Beirute. Fonte da delegação de Hollande disse à agência France Presse que se trata de “uma aceleração” da ajuda ao Líbano, um país de 4,4 milhões de habitantes que acolhe 1,1 milhões de refugiados sírios.

François Hollande sublinhou o “contexto particularmente pesado” do Líbano, que “além das guerras” nas suas fronteiras e “da ameaça terrorista”, “ainda acolhe um grande número de refugiados”. No domingo, segundo e último dia da visita ao Líbano, Hollande vai visitar um campo de refugiados onde se reunirá com famílias sírias que esperam obter asilo em França que acolhe atualmente cerca de 10.000 refugiados sírios.

O presidente francês prometeu ainda “mobilizar a comunidade internacional” para a ajuda ao Líbano, acrescentando que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Marc Ayrault, está a preparar uma reunião do “grupo internacional de ajuda ao Líbano para reunir todos os donativos”. A delegação de Hollande precisou que Ayrault vai a Beirute no dia 27 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR