790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Bela, recatada e do lar." Quando o impeachment virou debate sobre o machismo

Este artigo tem mais de 5 anos

Começou com um perfil de Marcela Temer, mulher do vice-presidente do Brasil, que a revista Veja classifica de "bela, recatada e do lar". E assim, num dia, o impeachment virou discussão sobre machismo.

O artigo da revista Veja qualifica a vice-primeira-dama do Brasil (à direita) de "bela, recatada e do lar"
i

O artigo da revista Veja qualifica a vice-primeira-dama do Brasil (à direita) de "bela, recatada e do lar"

AFP/Getty Images

O artigo da revista Veja qualifica a vice-primeira-dama do Brasil (à direita) de "bela, recatada e do lar"

AFP/Getty Images

Marcela Temer é uma mulher de sorte. Michel Temer, seu marido há treze anos, continua a lhe dar provas de que a paixão não arrefeceu com o tempo nem com a convulsão política que vive o país – e em cujo epicentro ele mesmo se encontra. Há cerca de oito meses, por exemplo, o vice-presidente, de 75 anos, levou Marcela, de 32, para jantar na sala especial do sofisticado, caro e badalado restaurante Antiquarius, em São Paulo. (…) Marcela se casou com Temer quando tinha 20 anos. O vice, então com 62, estava no quinto mandato como deputado federal e foi seu primeiro namorado.”

É desta maneira que a revista Veja começa o perfil de Marcela Temer, esposa do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, cujo título é: “Marcela Temer: bela, recatada e do lar”. Com a abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados do Brasil, e a iminente aprovação do afastamento temporário da presidente no Senado do país, os olhos da imprensa brasileira voltam-se para a mulher daquele que pode vir a ocupar o lugar de Dilma. Na Veja é tratada como “quase primeira-dama”.

No texto publicado na última segunda-feira, a revista descreve Marcela como “uma vice-primeira-dama do lar”, cujos dias “consistem em levar e trazer Michelzinho [filho do casal, de sete anos] da escola, cuidar da casa, em São Paulo, e um pouco dela mesma também (nas últimas três semanas, foi duas vezes à dermatologista tratar da pele)”.

Segundo a Veja, Marcela é “bacharel em direito sem nunca ter exercido a profissão”, e “comporta em seu curriculum vitae um curto período de trabalho como rececionista e dois concursos de miss no interior de São Paulo”. Ficou em segundo lugar nos dois.

A publicação, que assumiu publicamente estar do lado dos defensores do impeachment, relata ainda que Marcela é “educadíssima”, citando o cabeleireiro responsável pela sua imagem que afirmou que “em todos esses anos de atuação política do marido, ela apareceu em público pouquíssimas vezes”. E compara mesmo Marcela com Grace Kelly. Diz que só lhe falta apanhar o cabelo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Marcela sempre chamou atenção pela beleza, mas sempre foi recatada”, disse à revista Fernanda Tedeschi, irmã da vice-primeira-dama. A publicação conclui a descrição da imagem de Marcela com uma citação da sua estilista, Martha Medeiros: “Ela gosta de vestidos até os joelhos e cores claras”.

E em que medida a vice-primeira-dama ajuda Michel Temer? “Marcela é o braço digital do vice. Está constantemente de olho nas redes sociais e mantém o marido informado sobre a temperatura ambiente. Um fica longe do outro a maior parte da semana, uma vez que Temer mora de segunda a quinta-feira no Palácio do Jaburu, em Brasília, e Marcela permanece em São Paulo, quase sempre na companhia da mãe”, diz a revista.

A mãe, que a Veja classifica de “sacudida, loiríssima e de olhos azuis”, acompanhou a filha, na altura adolescente, ao primeiro encontro com Michel Temer. Marcela tinha menos de 20 anos, Michel tinha mais de 60.

“O machismo não tem mais passe livre”

O perfil de Marcela ganhou rapidamente as redes sociais no Brasil e acendeu o debate sobre o machismo na política brasileira. Críticos do texto da revista Veja consideram que o perfil apresenta um padrão de imagem e comportamento das mulheres, no contexto da vida política, feito para agradar a sociedade, o cônjuge e os meios de comunicação social, sobretudo em oposição à figura da presidente Dilma Rousseff.

O texto provocou uma reação voluntária e bem-humorada na Internet. Mulheres passaram a postar fotos nas redes sociais a ironizar o título “Bela, recatada e do lar” com imagens a expressar comportamentos diferentes dos adjetivos utilizados pela publicação para descrever Marcela.

O movimento tornou-se viral e ganhou uma hashtag, #‎belarecatadaedolar, que rapidamente liderou os trending topics no Twitter, no Brasil, nos últimos dois dias. A popularidade da iniciativa chegou ao Tumblr, onde foi criada uma conta para reunir todos os memes. “Tudo bem ser bela, recatada e do lar. Tudo bem ser o completo oposto disso. Porque ao contrário do que a Veja gostaria de impor, as mulheres vão ser o que elas bem entenderem!”, afirma o texto de apresentação da conta.

#belarecaradaedolar

Una foto publicada por Melissa Baraúna (@melbarauna) el

Bela, recatada e do lar ???????? #belarecaradaedolar #belarecatadaedaondeeuquiser #muaythai #sabbagbootcamp

Una foto publicada por E v e (@eves.andrad) el

#belarecaradaedolar #sqn #belarecatadaedaondeeuquiser

Una foto publicada por Maria Fernanda Mattos (@mariafernanda.mattos) el

O texto da revista Veja também foi notícia noutros meios de comunicação social brasileiros que fizeram eco do que estava a fazer ferver os utilizadores das redes sociais. Num artigo de opinião publicado no jornal Folha de S. Paulo, o colunista Tony Goes diz que a “reação a ‘bela, recatada e do lar’ mostra que machismo não tem mais passe livre”. “‘Recatada’ tem uma conotação diferente de ‘discreta’: lembra ‘comportada’, como se isto fosse uma condição desejável não só para a mulher de um político, como para todas as mulheres em geral”, aponta.

Ruth Manus, advogada e colunista do jornal Estadão, concorda com o posicionamento. “‘Bela, recatada e do lar’ não é só uma reunião de características um tanto quanto antiquadas. É uma ideologia. É a mulher da qual o Temer gosta. E da qual o machismo gosta. Não se enganem amigas, o que estamos assistindo no Brasil não é apenas uma disputa pelo poder. O que nós estamos vendo é, além de tudo, uma tentativa de mudança ideológica em muitos campos.”

A investigadora em Filosofia Política, Djamila Ribeiro, vai mais além. Num artigo de opinião publicado na revista Carta Capital, Ribeiro afirma que o perfil de Marcela Temer “é tão 1792” e enaltece a mulher “discreta”, que “todas deveriam ser, à sombra, nunca à frente”. “Fica evidente a tentativa da revista [Veja] de fazer uma oposição ao que Dilma representa. Uma mulher aguerrida, forte, fora do padrão imposto do que se entende que uma mulher deve se comportar. Mais, é como se dissessem: mulher boa é a esposa, a primeira-dama, a ‘que está por trás de um grande homem'”, escreve.

No Facebook, já foram convocadas, até ao momento, manifestações no Rio de Janeiro e em Petrópolis contra o machismo, na sequência do artigo da Veja.

O tratamento ao impeachment é sexista?

http://twitter.com/Uma_Brasileira/status/551151371274448896

A questão sobre o “bela, recatada e do lar” acendeu o debate sobre o caráter sexista do tratamento dado à destituição de Dilma Rousseff pelos parlamentares. De facto, durante uma conferência de imprensa aberta a meios de comunicação social estrangeiros, na última terça-feira, Dilma foi questionada por uma jornalista canadiana sobre se o facto de ela ser a primeira mulher presidente do Brasil teve influência nas tentativas de desestabilização do seu governo. A presidente respondeu que acredita que a “questão de género é um forte componente nesse processo” e que “certas atitudes não aconteceriam caso o presidente da República fosse um homem”.

Houve, inclusive, recentemente um lamentável episódio de um texto de um órgão de imprensa que mostra uma misoginia. Falam o seguinte, mulher sob tensão tem que ficar histérica, nervosa e desequilibrada. E não se conformam que eu não fique, nem nervosa, nem histérica, nem desequilibrada. (…) Lamento profundamente o grau de preconceito contra a mulher, de que mulher tem que ser frágil. Ora as mulheres brasileiras não têm nada de frágeis, elas criam filhos e lutam”, afirmou Dilma Rousseff.

Coincidência ou não, um grupo de 500 mulheres realizou esta quarta-feira, no Palácio do Planalto, o “Abraçaço da Democracia – Mulheres com Dilma”, evento organizado através das redes sociais em que as manifestantes mostraram o seu apoio ao mandato da presidente.

Nós trouxemos um manifesto de apoio a ela, combatendo todo esse machismo, a misoginia que tem acontecido. A gente veio trazer para ela essa certeza de que ela não está sozinha, de que nós votamos e nós continuaremos apoiando e ela vai ter sempre nós, mulheres, guerreiras, ao lado dela, porque ela representa muito para a gente e ela lutou muito por todos nós. Então chegou o nosso momento de também lutar por ela”, disse Leila Moraes, uma das representantes do movimento, em entrevista ao blog do Palácio do Planalto.

Durante a manifestação, Dilma desceu a rampa do Palácio do Planalto para cumprimentar as manifestantes, acompanhada de Eleonora Menicucci, secretária executiva de políticas para as mulheres, e Miriam Belchior, presidente da Caixa Econômica Federal. A presidente agradeceu a iniciativa e considerou o “abraçaço” uma “transmissão de força e energia das mulheres deste país”, afirmou à assessoria de imprensa do governo.

O debate do machismo e da representação de género também chega ao Congresso brasileiro. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições gerais de 2014, as mulheres representavam 52,13% do total de 142.822.046 eleitores. O número, no entanto, não se traduziu na Casa Legislativa, que contou com apenas 43 mulheres eleitas em 513 deputados. Na votação do impeachment, o número subiu para 51 deputadas, resultado da posse de suplentes ao mandato de deputados. O resultado foi de 29 votos a favor da abertura do processo de impugnação do mandato da presidente, 20 contra, uma abstenção e uma ausência. Embora o resultado confirme a vitória do “sim” ao processo, a proporção não se equipara com os 367-137 do resultado geral.

Entre as diversas justificações e “pérolas” dadas pelos deputados antes de anunciarem o voto, coube ao deputado Jean Wyllys, filiado no partido de esquerda PSOL, fazer a única referência ao assunto, quando afirmou que a votação era uma “farsa sexista”. No Senado brasileiro, próxima etapa que vai julgar o pedido de destituição de Dilma Rousseff, há, atualmente, 13 senadoras em 81. É de destacar que existe no país a “Lei das Eleições”, que estabelece que, a cada votação, deve ser observado o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidatos do mesmo género sexual do total dos registados por um partido ou coligação.

O tratamento sexista ao impeachment também chega os meios de comunicação social. A revista IstoÉ publicou, a 1 de abril, uma reportagem que afirmava que “a iminência do afastamento fez com que Dilma perdesse o equilíbrio e as condições emocionais para conduzir o país”. A publicação diz ainda que “para tentar aplacar as crises, cada vez mais recorrentes, a presidente tem sido medicada com dois remédios ministrados a ela desde a eclosão do seu processo de afastamento: rivotril e olanzapina, este último usado para esquizofrenia, mas com efeito calmante. A medicação nem sempre apresenta eficácia, como é possível notar”.

No caso do título do perfil de Marcela Temer, publicado pela revista Veja, é possível observar que apenas o adjetivo “recatada” provém de uma citação. Foi a jornalista Juliana Linhares quem definiu a vice-primeira-dama de “bela” e “do lar”. Nenhuma das citações utilizadas na peça é da própria Marcela – motivo pelo qual as críticas se centram na publicação e não em Marcela.

A revista Veja não se pronunciou sobre o assunto, mas publicou no seu site um artigo a reproduzir os memes “bela, recatada e do lar”. “Há quem considere que a reportagem endossa o modo de vida de Marcela Temer, e é machista. Outros a leram com ironia. E outros ainda aproveitaram o título para fazer humor. A interpretação é livre”, diz a publicação.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora