A cidade alemã de Augsburgo verificou que cada vez mais peões passavam as passadeiras distraídos a olhar para o telemóvel. A cidade decidiu agir para evitar acidentes, colocando luzes led no chão para alertar os que vão a olhar para os ecrãs enquanto andam.

As luzes no chão funcionam como os semáforos comuns: quando se pode atravessar a passadeira, as luzes verdes iluminam-se. Quando é proibido atravessar, as luzes ficam vermelhas, informa a Smithsonian.

Um comunicado emitido pela empresa que instalou as luzes informa que as passadeiras atuais não são suficientes para pessoas que passam o tempo a olhar para os ecrãs, enquanto caminham.

Um estudo revela que desde 2013 se registaram mais acidentes com peões, depois de décadas em que o índice tinha vindo a reduzir-se constantemente. No mesmo ano, 1.500 americanos foram tratados por se terem magoado enquanto mandavam mensagens e andavam.

Nos últimos meses têm sido criadas várias formas de tentar avisar os peões que enviam mensagens enquanto atravessam as ruas. Portland, nos EUA, criou campanhas publicitárias que tentam fazer com que as pessoas tenham de olhar em frente. Algumas marcas de carros, como a Nissan e a Honda, estão a criar aplicações que avisem os peões que estão a olhar para o telemóvel da proximidade de carros.

Já a China criou um passeio só para pessoas que estão a mandar mensagens enquanto andam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR