O Google Chrome é o browser mais utilizado para aceder à Internet. De acordo com os números divulgados pelo site Net Market Share, o navegador da Google alcançou a quota de mercado de 45,6% no mês de maio, um valor superior ao Internet Explorer (33,7%), Firefox (8,9) e Safari (4,69%).

Apesar da popularidade, há alguns atalhos e truques pouco conhecidos que podem ajudá-lo a ganhar mais tempo enquanto consulta páginas. Tomando como referência os trabalhos publicados nos sites Tech Radar, Hipertextual, PC Mag e Life Hack, o Observador listou 10 comandos do Google Chrome, relacionados com a navegação e busca, para facilitar a sua vida na próxima vez que utilize a Internet. Vai querer memorizar e partilhar com os amigos.

Abrir as suas páginas favoritas já no arranque

Todos temos aquelas quatro ou cinco páginas que consultamos assim que abrimos o Google Chrome. Caso não queira perder tempo em visitar individualmente cada uma destas páginas, pode definir automaticamente vários sites para aparecer já no momento de arranque do browser.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Basta ir ao ícone de Menu (representado por três pequenas linhas horizontais, localizadas na parte superior direita do browser), escolher “Definições”, “No arranque”, selecionar a opção “Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas”, clicar em “Definições” e escrever o endereço das páginas que deseje predefinir na abertura do Google Chrome.

Mover mais de um separador ao mesmo tempo

O multitasking, execução simultânea de tarefas, leva-nos a abrir diversos separadores no Google Chrome ao mesmo tempo, a ponto de esquecer frequentemente onde fica a página que estava a consultar num momento anterior. Uma solução é agrupar, de maneira ordenada, os separadores segundo a tarefa que se esteja a executar, a partir do movimento de arrastar o separador para a direita ou esquerda. Mas e quando temos mais de 10 páginas abertas simultaneamente?

O Google Chrome permite arrastar mais de um separador ao mesmo tempo. É só clicar no nome do separador (localizado acima da barra de endereço) e, com o botão Ctrl (Windows) ou Command (Mac) pressionado, mover as páginas.

Fixar separadores usados frequentemente

Outra solução para lidar com o excesso de separadores é fixar páginas. A função cria um atalho no início da fila de separadores e impede que seja movida ou fechada. Para habilitar, clique com o botão direito no nome da página e selecione “Fixar separador”. Para desfazer a função, siga o mesmo caminho, mas escolha “Remover separador”.

Saltar de um site para outro sem usar o rato

Não precisa clicar no nome dos separadores para saltar de uma página para outra. Na verdade, não precisa, até mesmo, usar o rato para executar esta tarefa. Com o comando Ctrl + “posição da página” (Windows) ou Command + “posição da página” (Mac), consegue mover-se mais rapidamente no Google Chrome. Se está numa página no terceiro separador, por exemplo, e deseja ir ao sétimo separador, basta pressionar Ctrl + 7.

Fechar todos os separadores à direita

Há um comando que permite fechar um conjunto de páginas que se encontram localizadas sequencialmente até o fim da fila de sites abertos, em relação à página atual do utilizador. Clique com o botão direito no nome do separador anterior a todas as páginas que pretende fechar e selecione “Fechar separadores à direita”.

Reabrir uma página fechada acidentalmente

E se fechou uma página acidentalmente? Simples: Ctrl + Shift + T (Windows) ou Command + Shift + T (Mac). O comando recupera a última página fechada pelo utilizador.

Caso queira recuperar uma página fechada recentemente, que não seja a última, pode ícone de Menu e selecionar “Histórico” para que apareça uma lista dos últimos sites fechados na atual sessão. Para ver o histórico completo de páginas visitadas, clique no “Menu”, “Histórico” e “Histórico”, outra vez. Ou simplesmente, Ctrl + H (Windows) ou Command + H (Mac).

Fazer buscar no Google sem ter de ir a www.google.pt

Há outras três maneiras alternativas e mais rápidas de fazer uma pesquisa no Google sem ter ir à página do motor de busca:

  1. Selecionar uma palavra num texto, clique com o botão direito e selecione a opção “Pesquisar no Google por…”.
  2. Escrever diretamente na barra de endereço a palavra que deseja buscar no Google.
  3. Selecionar uma palavra num texto e arrastá-la para a barra de endereço.

Fazer buscas em outros sites sem ter de visitá-los

Precisa de fazer uma consulta rápida no Wikipedia ou no Twitter, por exemplo? Não tem de escrever o endereço da página, esperá-la carregar e localizar a barra de busca para fazer a pesquisa. O Google Chrome tem uma função pouco conhecida chamada Omnibox, que permite, entre outras coisas, fazer buscas em outros sites sem ter de visitá-los. Para utilizá-lo, digite o nome da página (não o endereço URL) na barra de endereço e pressione a tecla Tab. Em seguida, escreva o que deseja pesquisar e o resultado vai aparecer já diretamente na página de destino.

No caso do Wikipedia, por exemplo, escreva na barra de endereço “wikipedia”, pressione “Tab” e logo o termo que deseja encontrar.

https://www.youtube.com/watch?v=mA3adV-aLLk

Identificar as páginas que ocupam mais memória do computador

O seu Google Chrome está lento? Talvez alguma página esteja a consumir muita memória de processamento. Para identificar os sites e extensões mais “pesados”, utilize o “Gestor de tarefas”, localizado ao clicar no menu e depois em “Mais ferramentas”.O browser vai exibir uma lista com o resultado. Dica: se clicar na categoria “Memória”, a lista vai ser ordenada do processos que ocupam mais memória.

https://twitter.com/pcisthebomb/status/733193615254663168

“Silenciar” páginas sem ter de visitá-las

Ao abrir uma página com um vídeo ou com uma pista de áudio, o Google Chrome exibe um ícone de um altifalante, para que o utilizador saiba de onde está a vir o som. Esta função é válida, sobretudo, para sites com vídeos com a função autoplay habilitadas. No entanto, é possível silenciar uma página através deste mesmo ícone, para que não tenha de ir ao site e manualmente realizar a tarefa. Para isto, é necessário, primeiramente, tornar esta função disponível no browser. Visite a página chrome://flags/#enable-tab-audio-muting e vá em “Controlo de IU de desativação do som dos separadores” e “activar”.

Também pode clicar com o botão direito no separador e escolher a opção “Desativar som”.