O Google Chrome é o browser mais utilizado para aceder à Internet. De acordo com os números divulgados pelo site Net Market Share, o navegador da Google alcançou a quota de mercado de 45,6% no mês de maio, um valor superior ao Internet Explorer (33,7%), Firefox (8,9) e Safari (4,69%).

Apesar da popularidade, há alguns atalhos e truques pouco conhecidos que podem ajudá-lo a ganhar mais tempo enquanto consulta páginas. Tomando como referência os trabalhos publicados nos sites Tech Radar, Hipertextual, PC Mag e Life Hack, o Observador listou 10 comandos do Google Chrome, relacionados com a navegação e busca, para facilitar a sua vida na próxima vez que utilize a Internet. Vai querer memorizar e partilhar com os amigos.

Abrir as suas páginas favoritas já no arranque

Todos temos aquelas quatro ou cinco páginas que consultamos assim que abrimos o Google Chrome. Caso não queira perder tempo em visitar individualmente cada uma destas páginas, pode definir automaticamente vários sites para aparecer já no momento de arranque do browser.

Basta ir ao ícone de Menu (representado por três pequenas linhas horizontais, localizadas na parte superior direita do browser), escolher “Definições”, “No arranque”, selecionar a opção “Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas”, clicar em “Definições” e escrever o endereço das páginas que deseje predefinir na abertura do Google Chrome.

Mover mais de um separador ao mesmo tempo

O multitasking, execução simultânea de tarefas, leva-nos a abrir diversos separadores no Google Chrome ao mesmo tempo, a ponto de esquecer frequentemente onde fica a página que estava a consultar num momento anterior. Uma solução é agrupar, de maneira ordenada, os separadores segundo a tarefa que se esteja a executar, a partir do movimento de arrastar o separador para a direita ou esquerda. Mas e quando temos mais de 10 páginas abertas simultaneamente?

O Google Chrome permite arrastar mais de um separador ao mesmo tempo. É só clicar no nome do separador (localizado acima da barra de endereço) e, com o botão Ctrl (Windows) ou Command (Mac) pressionado, mover as páginas.

Fixar separadores usados frequentemente

Outra solução para lidar com o excesso de separadores é fixar páginas. A função cria um atalho no início da fila de separadores e impede que seja movida ou fechada. Para habilitar, clique com o botão direito no nome da página e selecione “Fixar separador”. Para desfazer a função, siga o mesmo caminho, mas escolha “Remover separador”.

Saltar de um site para outro sem usar o rato

Não precisa clicar no nome dos separadores para saltar de uma página para outra. Na verdade, não precisa, até mesmo, usar o rato para executar esta tarefa. Com o comando Ctrl + “posição da página” (Windows) ou Command + “posição da página” (Mac), consegue mover-se mais rapidamente no Google Chrome. Se está numa página no terceiro separador, por exemplo, e deseja ir ao sétimo separador, basta pressionar Ctrl + 7.

Fechar todos os separadores à direita

Há um comando que permite fechar um conjunto de páginas que se encontram localizadas sequencialmente até o fim da fila de sites abertos, em relação à página atual do utilizador. Clique com o botão direito no nome do separador anterior a todas as páginas que pretende fechar e selecione “Fechar separadores à direita”.

Reabrir uma página fechada acidentalmente

E se fechou uma página acidentalmente? Simples: Ctrl + Shift + T (Windows) ou Command + Shift + T (Mac). O comando recupera a última página fechada pelo utilizador.

Caso queira recuperar uma página fechada recentemente, que não seja a última, pode ícone de Menu e selecionar “Histórico” para que apareça uma lista dos últimos sites fechados na atual sessão. Para ver o histórico completo de páginas visitadas, clique no “Menu”, “Histórico” e “Histórico”, outra vez. Ou simplesmente, Ctrl + H (Windows) ou Command + H (Mac).

Fazer buscar no Google sem ter de ir a www.google.pt

Há outras três maneiras alternativas e mais rápidas de fazer uma pesquisa no Google sem ter ir à página do motor de busca:

  1. Selecionar uma palavra num texto, clique com o botão direito e selecione a opção “Pesquisar no Google por…”.
  2. Escrever diretamente na barra de endereço a palavra que deseja buscar no Google.
  3. Selecionar uma palavra num texto e arrastá-la para a barra de endereço.

Fazer buscas em outros sites sem ter de visitá-los

Precisa de fazer uma consulta rápida no Wikipedia ou no Twitter, por exemplo? Não tem de escrever o endereço da página, esperá-la carregar e localizar a barra de busca para fazer a pesquisa. O Google Chrome tem uma função pouco conhecida chamada Omnibox, que permite, entre outras coisas, fazer buscas em outros sites sem ter de visitá-los. Para utilizá-lo, digite o nome da página (não o endereço URL) na barra de endereço e pressione a tecla Tab. Em seguida, escreva o que deseja pesquisar e o resultado vai aparecer já diretamente na página de destino.

No caso do Wikipedia, por exemplo, escreva na barra de endereço “wikipedia”, pressione “Tab” e logo o termo que deseja encontrar.

https://www.youtube.com/watch?v=mA3adV-aLLk

Identificar as páginas que ocupam mais memória do computador

O seu Google Chrome está lento? Talvez alguma página esteja a consumir muita memória de processamento. Para identificar os sites e extensões mais “pesados”, utilize o “Gestor de tarefas”, localizado ao clicar no menu e depois em “Mais ferramentas”.O browser vai exibir uma lista com o resultado. Dica: se clicar na categoria “Memória”, a lista vai ser ordenada do processos que ocupam mais memória.

https://twitter.com/pcisthebomb/status/733193615254663168

“Silenciar” páginas sem ter de visitá-las

Ao abrir uma página com um vídeo ou com uma pista de áudio, o Google Chrome exibe um ícone de um altifalante, para que o utilizador saiba de onde está a vir o som. Esta função é válida, sobretudo, para sites com vídeos com a função autoplay habilitadas. No entanto, é possível silenciar uma página através deste mesmo ícone, para que não tenha de ir ao site e manualmente realizar a tarefa. Para isto, é necessário, primeiramente, tornar esta função disponível no browser. Visite a página chrome://flags/#enable-tab-audio-muting e vá em “Controlo de IU de desativação do som dos separadores” e “activar”.

Também pode clicar com o botão direito no separador e escolher a opção “Desativar som”.