A FIFA permitiu esta segunda-feira a nove futebolistas que já jogaram por outras seleções representar agora o Kosovo, horas antes do seu primeiro desafio numa prova de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia.

Fanol Perdedaj, Bersant Celina, Hekuran Kryeziu, Albert Bunjaku, Enis Alushi, Sinan Bytyçi, Vedat Muriç, Erton Fejzullahu e Elbasan Rashani são os atletas que já representaram outras seleções e agora vão poder jogar pelo Kosovo.

Atualmente, há 24 jogadores com raízes no Kosovo a competir por outras seis seleções, a maior parte pela Albânia, que já lamentou a ‘deserção’ de quatro elementos que a representaram no Euro 2016 vencido por Portugal.

De acordo com as regras da FIFA, ninguém que tenha representado outra equipa nacional pode fazer a troca, porém estes atletas pediram, individualmente, essa permissão em favor do 210.º membro da instituição que gere o futebol mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O país balcânico declarou a independência da Sérvia em 2008, ato reconhecido por cerca de 100 países, entre os quais não está a Rússia.

A Sérvia opôs-se veementemente à admissão do país à FIFA, algo que aconteceu pouco depois da UEFA ter aprovado a sua adesão.

No apuramento para o Mundial 2018 da Rússia, o Kosovo integra o Grupo I, juntamente com Finlândia, Croácia, Islândia, Ucrânia e Turquia.

A seleção kosovar estreia-se esta segunda-feira na fase de apuramento europeia na Finlândia.