A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão em alerta laranja de precipitação a partir das 03:00 de domingo, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página da internet.

De acordo com a informação atualizada do IPMA, ocorrerão nessas zonas “períodos de chuva persistente, por vezes forte”, e haverá “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”, até às 12:00 de segunda-feira.

Na costa sul da Madeira, há também um alerta amarelo de vento, que soprará forte de sudoeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, entre as 06:00 de domingo e as 12:00 de segunda-feira.

No mesmo período, nas regiões montanhosas da ilha, o alerta de vento é também amarelo, prevendo-se que sopre “forte a muito forte de sudoeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na costa norte da Madeira e no Porto Santo, os alertas de precipitação são amarelos, prevendo o IPMA, entre as 03:00 de domingo e as 12:00 de segunda-feira, “períodos de chuva persistente, por vezes forte”, e também “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

Para o Porto Santo, há ainda um alerta amarelo de vento “forte de sudoeste com rajadas ate 80 quilómetros por hora”, entre as 06:00 de domingo e as 12:00 de segunda-feira.