São raros os automóveis que, hoje em dia, não recebem algumas actualizações ao longo do seu ciclo de vida. A regra é tanto mais válida quanto mais abrangente for o modelo em questão. E é claro que nem o best-seller europeu lhe consegue escapar.

Por isso, se um renovado Golf já seria, por si só, notícia, o tema ganha redobrada importância quando é a própria VW que anuncia que, neste caso, as alterações não se limitarão a um simples restyling. Pelo contrário: trata-se de uma “importante actualização”. O que faz prever mexidas em termos de estilo, mas também ao nível da mecânica (nomeadamente dos motores) e daquelas áreas hoje tão em voga no sector, como a segurança, os auxiliares de condução e a conectividade.

Como o segredo continua a ser a alma do negócio, dados concretos ainda não há. A não ser que esta profunda renovação do Golf da sétima geração está já em contagem decrescente, estando prometida a renovação do modelo já para o início de Novembro.

Para reforçar a importância deste anúncio, vale a pena recordar que o Golf, lançado há já 42 anos, é um caso único de popularidade e sucesso. Precursor do segmento dos familiares compactos, o que hoje assegura o grosso das vendas no mercado europeu, é cronicamente o automóvel mais vendido na Europa e, ao longo das suas mais de quatro décadas de existência, tem batido sucessivos recordes.

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Até final de 2015, foram vendidas nada menos do que 32 590 025 unidades do Golf, registo que nenhum outro modelo europeu logrou alcançar. O que significa que, ao longo dos últimos 42 anos, em média, a cada 40 segundos foi vendido um Golf numa qualquer parte do globo. Já em 2002, as vendas do Golf alcançavam 21 517 415 unidades, batendo assim as do Beetle, o automóvel mais vendido do mundo até então. Isto depois de, 1988, ter sido superada a fasquia dos dez milhões de unidades vendidas.

Para os amantes dos números, aqui ficam outras curiosidades e recordes relativos ao best-seller germânico. Por exemplo, pouco mais de dois anos (730 dias) bastaram ser alcançado o primeiro milhão de unidades vendidas. O Golf é hoje vendido em 155 países, e produzido em cinco fábricas, distribuídas por quatro territórios: China, Brasil, Alemanha e México. Diariamente, são produzidos 2120 novos Golf. Sendo este o único automóvel do mundo proposto com cinco tipos diferentes de motorização: eléctrica, híbrida plug-in, a gasolina, a gasóleo e a gás (CNG – gás natural comprimido).

Entre tantos milhões de unidades produzidas, muitas ficaram, naturalmente, para a história. Eis alguns exemplos: O Golf GTI W12-650 , apresentado em 2007 em Wörthersee, com os seus 650 cv, é o mais potente Golf produzido até hoje. O primeiro Golf adquirido pela chanceler alemã, Angela Merkel (um exemplar da segunda geração) foi leiloado por 10 156 euros. O Golf mais caro de sempre é um Golf V, que teve como primeiro proprietário o Papa Bento XVI, e foi leiloado por 188 938 euros. Um Golf da primeira geração foi o primeiro de que há registo a cumprir, em 2003, um milhão de quilómetros.