O primeiro-ministro felicitou esta terça-feira à noite a seleção nacional de futebol feminino pelo apuramento para o Europeu, que se disputa no próximo ano na Holanda.

No twitter, António Costa disse que a equipa nacional está “a fazer história”, ao conseguir, pela primeira vez, o apuramento para a fase final desta competição.

No final do jogo, as jogadoras da seleção nacional celebraram o apuramento. Andreia Norton, que marcou o golo da vitória (apesar de as romenas terem empatado o jogo, no balanço Portugal saiu a vencer com um golo marcado no campo das adversárias), já no prolongamento do jogo contra a Roménia, foi “entrevistada” pela colega de equipa Raquel Infante.

A seguir à vitória, foram várias as mensagens dirigidas à seleção nacional feminina. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, felicitaram a seleção portuguesa de futebol feminino pelo apuramento para Europeu, afirmando que a equipa “está onde merece”.

Trata-se de uma conquista inédita que orgulha os portugueses e que mostra como o trabalho e o empenho de todas as jogadoras dão frutos. Depois de um trajeto combativo e de um jogo muito disputado, a equipa nacional está onde merece estar”, lê-se na nota do Governo.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) celebrou o apuramento. Fernando Gomes destacou o “espírito fantástico de conquista” que a seleção feminina demonstrou, no dia em que se qualificou pela primeira vez na sua história para o campeonato europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acho que é o resultado do excelente trabalho que temos vindo a realizar. Objetivamente, em termos de resultado, não há dúvida nenhuma que estamos numa linha ascensional na qualidade das nossas atletas. Mostraram ter uma espírito fantástico de conquista, não só com a Roménia, mas também na fase de qualificação”, afirmou Fernando Gomes, em declarações ao site oficial da FPF.

O treinador da seleção nacional feminina juntou a equipa toda para deixar uma mensagem de balanço da caminhada até ao apuramento.