Mais uma marca empenhada em incrementar as suas competências nos domínios da inovação e do desenvolvimento digital, a Skoda decidiu instalar em Praga um novo laboratório digital. Entre as suas principais competências estão a investigação e o desenvolvimento de novos modelos de negócio, nomeadamente nos domínios da conectividade e dos serviços de mobilidade do futuro.

Esta nova estrutura começará por funcionar numa fase piloto, que durará até final do ano em curso, mas já a partir do início de 2017 operará como área de negócio independente no seio da estrutura da Skoda. Ou não fossem o digital, a conectividade e os novos serviços móveis alguns dos pilares da estratégia que o construtor de Mladá Boleslav definiu para o seu futuro até 2025.

Aliás, a marca checa considera que os futuros serviços de conectividade e mobilidade contribuirão de forma decisiva para as suas vendas a curto e médio prazo, sendo função do novo Digital Lab criar, testar e tornar comercializáveis, de forma célere, novas ideias e soluções orientadas para os seus clientes. Adicionalmente, este laboratório encarregar-se-á de desenvolver novos métodos de trabalho e novas formas de cooperação com os parceiros externos da Skoda, sobretudo em termos de rapidez, adaptação e flexibilidade.

Tudo com o objectivo de permitir à marca checa acompanhar as mudanças fundamentais que se estão a operar na indústria automóvel, de modo a que esta possa satisfazer as exigências da mais moderna cultura industrial. Um dos segredos para o conseguir residirá na troca de informação e experiências com estruturas análogas que serão criadas no seio do Grupo VW, com benefícios para toda a organização.

No seu novo Digital Lab, a Skoda garante que irão trabalhar mentes criativas oriundas das mais diversas áreas, desenvolvendo ideias e soluções (independentemente da sua origem) que possam ser utilizadas, na prática, pela empresa. O projecto contempla, igualmente, parcerias estratégicas com várias empresas criativas, cujos profissionais colaborarão de perto com os especialistas da Skoda na área das TI, no desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR