O Presidente da Republica felicitou esta quarta-feira a seleção portuguesa de futebol feminina por ter alcançado a primeira qualificação para o Campeonato Europeu, um feito “que enche de orgulho todos os portugueses”.

Parabéns às nossas futebolistas! Este apuramento enche de orgulho todos os portugueses mas conquistado no feminino tem sentido especial e reforça a ideia de um ano de excelência para o desporto nacional no geral e para o futebol em particular!”, refere a nota de Marcelo Rebelo de Sousa.

Portugal qualificou-se pela primeira vez para o Europeu feminino, ao empatar 1-1 na Roménia, após prolongamento, em encontro da segunda mão do ‘play-off’, valendo-lhe o golo marcado fora para completar o lote de 16 equipas que vão estar na Holanda entre 16 de julho e 06 de agosto.

Faço votos para que tenham tanto sucesso no próximo ano na Holanda quanto tivemos este ano em França!”, acrescenta a nota, divulgada na página oficial da Presidência da República Portuguesa.

Depois do empate a zero em Lisboa, a formação comandada por Francisco Neto adiantou-se em Cluj nos descontos da primeira parte do tempo extra, aos 105+1 minutos, por Andreia Norton, com Laura Rus a restabelecer a igualdade, aos 111.