O governo venezuelano e os partidos da oposição que formam a Mesa da Unidade Democrática (MUD) estão reunidos em separado para preparar as respetivas posições para o processo de diálogo previsto para começar este domingo.

Fontes próximas das duas delegações ouvidas pela agência de notícias Efe disseram que a delegação do Governo de Nicolás Maduro está há várias horas reunida num dos hotéis estatais da capital a debater os temas de diálogo, enquanto os partidos da MUD estão reunidos também em Caracas a debater se vão participar no diálogo e em que condições.

Com estas reuniões, ambas à porta fechada, vai decidir-se finalmente se o primeiro encontro formal se realiza ainda hoje e os detalhes de uma possível declaração.

O antigo presidente do Governo espanhol José Luis Rodrígues Zapatero, um dos mediadores do processo, participou hoje numa das reuniões, disseram as mesmas fontes.

O início das conversações entre Governo e oposição está previsto para hoje, em Caracas, mas ainda há dúvidas sobre quem participará e se o encontro se realiza mesmo.

O diálogo entre as duas partes teve os auspícios da União das Nações Sul-americanas, que designou um grupo de mediadores que junta Rodríguez Zapatero e os antigos Presidentes do Panamá, Martín Torrijos, e da República Dominicana, Leonel Fernández.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas últimas semanas juntou-se a mediação de Emil Paul Tscherring, em representação do Vaticano, cumprindo-se assim uma das exigências da oposição.

Tscherring anunciou na segunda-feira que o início do diálogo entre as duas partes estava marcado para hoje.

A Venezuela vive uma crise económica e política desde 2014. Desde a morte do antigo Presidente, Hugo Chávez, em 2013, que a agitação tem vindo a crescer no país e confrontos entre Governo e oposição já provocaram vários mortos.