A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou, esta segunda-feira, um novo sistema de votação para a escolha do melhor jogador do mundo, que inclui a participação popular a partir de uma sondagem online.

O novo modelo vai funcionar de maneira tripartida:

  • 50% do resultado será determinado pela escolha dos capitães e selecionadores das equipas nacionais;
  • 25% do resultado será estabelecido por um grupo de 200 jornalistas de todo o mundo;
  • 25% do resultado será apontado por adeptos através de uma sondagem a ser realizada na página da FIFA.

Este sistema será utilizado para as categorias melhor jogador, melhor jogadora, melhor selecionador e melhor selecionadora.

O anúncio dos nomeados começa esta terça-feira, com a revelação das dez selecionadoras escolhidas para concorrer ao prémio. Na quarta-feira, é a vez dos dez selecionadores, seguidos das dez melhores jogadoras (na quinta-feira) e dos dez melhores jogadores (na sexta-feira).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O processo de votação inicia esta sexta-feira e encerra no dia 22 de novembro. No dia 2 de dezembro, acontece o anúncio da lista dos três finalistas em cada categoria. O comunicado de imprensa não revela quando o público pode começar a votar.

A nova metodologia faz parte do Best FIFA Football Awards, novo prémio criado pelo organismo após o fim da parceira de seis anos com a revista France Football, com a qual entregava o troféu Bola de Ouro.

No novo prémio, a participação do público também vai ser decisiva noutros dois galardões. Os adeptos vão escolher o vencedor do FIFA Puskás Award, dedicado ao melhor golo do ano, e do FIFA Fan Award para a distinção do momento mais destacado do ano envolvendo o apoio do público ao desporto.

Além destas seis categorias, jogadores de todo o mundo vão votar no FIFA FIFPro World11 para o melhor “11 inicial” de 2016 e um grupo de especialistas convidados vai escolher o vencedor do FIFA Fair Play Award.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, comemorou as novidades. “Este evento será sobre o futebol e os seus participantes mais apaixonados – jogadores, selecionadores e adeptos. É um novo evento com novas abordagens para celebrar o jogo que amamos”, afirma.

Os vencedores do Best FIFA Football Awards serão conhecidos numa gala a ser realizada a 9 de janeiro em Zurique, na Suíça.