O vereador da Câmara Municipal do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, de 46 anos, morreu esta noite de terça-feira no hospital vítima de “doença grave”, informou a Câmara Municipal do Porto em comunicado. O autarca tinha já o mandato suspenso por razões de saúde e estava a ser substituído pelo social democrata Ricardo Valente.

Segundo o comunicado enviado às redações, Manuel de Sampaio Pimentel foi o número 2 da lista independente de Rui Moreira à Câmara do Porto e era licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e Pós-graduado em Ciências Jurídico-Empresariais. Entre 2011 e 2013 foi Diretor Regional do Porto da Segurança Social.

Entre 2005 e 2011, foi vereador da Câmara Municipal do Porto e responsável pelos Pelouros das Atividades Económicas, Estudos e Planeamento, Recursos Humanos, Proteção Civil, Fiscalização Geral e Obras Particulares. Foi também vice-presidente das Águas do Porto e Administrador do Mercado Abastecedor.

Manuel Sampaio Pimentel, que iniciou a sua carreira profissional como advogado na sociedade Vieira de Almeida, tinha 46 anos e uma forte experiência de gestão autárquica.

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, irá decretar três dias de luto municipal, a partir de quarta-feira, depois de consensualizar com todas as forças políticas.

O corpo de Manuel Sampaio Pimentel ficará ainda esta terça-feira em câmara-ardente na Igreja do Foco. Aqui, pelas 14h00 de quarta-feira, decorrerá a missa de corpo presente, seguindo o funeral para o cemitério do Prado Repouso, onde será cremado.

Manuel Sampaio é o segundo vereador e amigo que Rui Moreira perde por morte no presente mandato, depois de Paulo Cunha e Silva, quarto da sua lista independente, ter falecido a 11 de novembro de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR