É muito mais do que um hotel de cinco estrelas. As startups nacionais e internacionais que participam no Web Summit têm, apenas a 700 metros do evento e entre 7 e 11 de novembro, um espaço pensado à medida das suas necessidades e perfis criativos. Chama-se Reactor – Idea Accelerating Hub e situa-se no piso zero das instalações da Microsoft Portugal, no Parque das Nações.

“O Reactor é um espaço que estamos a colocar à disposição das startups, aceleradores e venture capitalists para que possam fazer reuniões, descontrair um pouco da azáfama do Web Summit e aproveitar melhor a experiência da semana que aí vem”, explica Luís Calado de Sousa, Startup Lead na Microsoft Portugal.

A iniciativa integra-se no programa Journey to the Web Summit que a Microsoft promove desde setembro, com o objetivo de ajudar as startups a tirar o melhor partido do Web Summit. Cerca de 20 masterclasses online ajudaram os empreendedores a aperfeiçoar as suas competências nas áreas da programação, liderança e gestão; o Startup Challenge, competição promovida pela Microsoft e a Embaixada dos EUA, sagrou vencedora a startup Prodsmart, entre 140 candidatas, que ganhou um espaço junto do stand da Microsoft no Web Summit e um ano de residência no acelerador Canopy City em Boston. Agora, em pleno Web Summit, a Microsoft continua a apoiar o ecossistema empreendedor.

O Reactor está dividido em quatro áreas criativas, que resumem as funcionalidades do espaço, todas explicadas no site Microsoft Reactor. Na Idea Amplifier, as startups podem reunir-se com os aceleradores e venture capitalists, não estando sujeitos ao barulho e constrangimentos logísticos do espaço do Web Summit.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O transporte do Reactor para o Web Summit e vice-versa – Idea Transporter – também foi pensado: “apenas por graça, fizemos um acordo com uma das muitas empresas de tuc tucs de Lisboa para ajudarem os nossos convidados do Reactor a deslocarem-se”, sublinha Luís Calado de Sousa.

E porque os empreendedores precisam de energia e de momentos para recuperá-la, o Reactor disponibiliza algumas bebidas e snacks para os convidados – o Idea Energizer – e um espaço para descontrair um pouco do evento, “bastante exigente em termos físicos”, graceja. A área Idea Relaxer tem inclusive um Xbox para quem quiser aliar os jogos ao lazer.

“O que pretendemos é dar uma experiência descontraída aos convidados enquanto disponibilizamos um espaço agradável que seja quase como uma continuação do evento do Web Summit”, resume o Startup Lead da Microsoft Portugal.

Para este espaço estão também pensadas pequenas sessões que marcam o final de cada dia: Josh Holmes, da Microsoft, irá partilhar tendências e desafios futuros da Internet das Coisas; um dos dias estará a cargo de Mark Russinnovich, CTO do Microsoft Azure, convidado do Web Summit. Está também prevista a apresentação do quarto programa de aceleração da Startup Braga, uma mesa redonda com executivos da Microsoft e uma sessão com a comunidade Xamarin.

As startups podem fazer a sua reserva através do site Microsoft Reactor.