A dívida pública bruta voltou a aumentar no mês de setembro, atingindo os 244,4 mil milhões de euros, de acordo com dados estatísticos do Banco de Portugal divulgados esta quarta-feira. Este montante representa um novo valor recorde em termos absolutos.

A dívida bruta na ótica de Maastricht está a subir há sete meses consecutivos. O último mês em que desceu foi fevereiro, ainda que o rácio que conta para a Comissão Europeia seja a dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB). A proposta de Orçamento do Estado para 2016 prevê um aumento deste rácio para 129,7% do PIB este ano, contra 129% no ano passado. Para 2017, a estimativa é de que a dívida pública volte a baixar para 128,3% do produto.

Os números conhecidos esta quarta-feira revelam um aumento de 1,1 mil milhões de euros no endividamento do Estado, que resulta de emissões líquidas de 800 milhões de euros e uma subida de responsabilidades em dinheiro e depósitos no valor de 500 milhões de euros.

Já considerando a dívida líquida de depósitos, o Banco de Portugal destaca uma diminuição de 500 milhões de euros em relação ao agosto, que resulta de um aumento mais acentuado, no valor de 1.6 mil milhões de euros, dos ativos em depósitos. A dívida líquida em setembro correspondeu a 223,1 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR