O músico Rodrigo Leão e os grupos Best Youth e Octa Push, três nomes distintos da música portuguesa, vão estar em janeiro no festival Eurosonic Noorderslag, na Holanda, que terá Portugal como país em destaque.

A organização anunciou esta terça-feira a inclusão de mais sete artistas e grupos no programa que colocará a música portuguesa em foco entre 11 e 14 de janeiro perante alguns milhares de promotores de festivais, produtores musicais, editores, empresas de agenciamento.

Além de Rodrigo Leão, Best Youth e Octa Push, a organização do Eurosonic anunciou hoje os concertos de noiserv — que já lá tinha estado em 2012 -, Throes + The Shine, Holy Nothing e First Breath After Coma.

A comitiva portuguesa que estará em janeiro na Holanda, e que ainda não está fechada, integra os já anunciados Marta Ren, The Gift, Dj Ride, Gisela João, Glockenwise, Memória de Peixe, Neev, :papercutz e We Bless This Mess.

Os artistas portugueses foram selecionados pela equipa de programação do Eurosonic Noorderslag a partir de mais de 200 candidaturas.

O Eurosonic Noorderslag apresenta-se como uma plataforma de divulgação da música europeia, com concertos, conferências sobre música e encontros entre agentes da indústria musical. Todos os anos o Eurosonic dá destaque à nova música de um país europeu e em 2017 o foco estará centrado em Portugal.

É um ponto de encontro para promover a internacionalização de artistas europeus e para Portugal pode significar um momento de maior exposição mediática da música portuguesa fora de portas.

Este ano, para agilizar a divulgação da música portuguesa, foi criada a plataforma Why Portugal, uma plataforma virtual de agregação de contactos de artistas, editoras e agentes portugueses, fazendo a ponte com o Eurosonic, mas também com outras feiras, mercados e festivais.

Nos últimos meses, a plataforma Why Portugal já esteve representada no festival South By Southwest (EUA), o Reeperbahn Festival (Alemanha) e na feira Womex (Espanha).

A dois meses do Eurosonic — e aproveitando a realização da Web Summit em Lisboa — a Why Portugal organiza na quarta e na quinta-feira duas noites de atuações no Musicbox, com alguns dos artistas que vão estar na Holanda, entre os quais We Bless This Mess e DJ Ride.