Três investigadores da Universidade madrilena Carlos III, Ángel Cuevas, Ruben Cuevas e José González, criaram uma ferramenta que permite saber quanto é que o Facebook ganha cada vez que acedemos à rede social. O Facebook Data Validation Tool (FDVT) é uma extensão para o navegador que cria um perfil baseado nos interesses do utilizador e disponibiliza a informação referente aos ganhos da empresa.

No início de novembro, segundo o jornal El Español, o Facebook publicou as estatísticas mais recentes que mostravam uma média de 1.180 milhões de acessos diários naquela rede social. No terceiro trimestre de 2016, o Facebook tinha arrecadado cerca de 6.255 milhões de euros só em publicidade.

A pensar nestes números, os três investigadores decidiram criar o FDVT para que cada utilizador possa perceber quanto é que ganha a rede social com o perfil particular de cada um. Em entrevista ao jornal espanhol, Ángel Cuevas explica que “os anunciantes pagam para mostrar os anúncios aos utilizadores e o que o Facebook permite é dirigir a publicidade a um determinado perfil: “por exemplo terem 30 a 40 anos, que vivam em Madrid e que gostem de Coca-Cola”, exemplifica.

A extensão requer apenas a introdução de dados como: a localização, a idade, se é homem ou mulher e se é casado ou solteiro. A partir daí é criado um perfil que permite ver quanto é que a rede social está a receber pelos anúncios que são mostrados ao utilizador naquele momento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR