As forças iraquianas recuperaram a antiga cidade assíria de Nimrud, no norte do Iraque, que se encontrava nas mãos do Estado Islâmico há dois anos, avança a BBC.

Num comunicado, o Exército do Iraque explicou que as “tropas da 9ª Divisão Armada libertaram a cidade de Nimrud completamente e hastearam a bandeira iraquiana sobre os edifícios depois de provocarem a morte de membros do auto-denominado Estado Islâmico e a destruição dos seus equipamentos”.

Fundada no século XIII a.C., Nimrud era considerada a joia do antigo império assírio, que ficava no atual norte do Iraque, entre o rio Tigre e a cordilheira de Zagros. Considerada um dos locais arqueológicos mais importantes do Iraque e muitas vezes descrita como o berço da civilização, é um local fundamental para a história da Mesopotâmia.

Conquistada pelo Estado Islâmico há dois anos, a cidade tem sido gradualmente destruída pelo grupo terrorista, numa iniciativa que pretende combater a influência ocidental e de outras culturas no Iraque.

Além de Nimrud, o Estado Islâmico destruiu também outros locais arqueológicos iraquianos importantes, como Hatra, antiga capital do primeiro Reino Árabe. Em 2015, devastou também o Museu da Civilização de Mossul, que continha grande parte dos artefactos encontrados na antiga capital assíria.

https://www.youtube.com/watch?v=_KELYkEk1gU

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR