“Vai ser tão refrescante ter uma Primeira-Dama com classe, bonita e dignidade de volta à Casa Branca. Estou cansada de ver um macaco de saltos altos.” A afirmação está no centro da polémica, depois de Pamela Ramsey Taylor, diretora de uma associação sem fins lucrativos em Clay, uma pequena cidade em West Virginia, a ter tornado pública na rede social Facebook. Em resposta, a mayor (presidente da câmara) de Clay, Beverly Whaling, respondeu “Já ganhei o dia, Pam”.

A referência feita a Michelle Obama, que até meados de janeiro vai desempenhar o cargo de Primeira-Dama, foi feita na sequência das eleições presidenciais norte-americanas, que na semana passada culminaram com a vitória de Donald Trump. A citação acima referida é, pois, um elogio a Melania Trump e, ao mesmo tempo, uma crítica de teor alegadamente racista a Michelle Obama.

Clay tem menos de 500 habitantes, mas isso não impediu que a polémica ganhasse grandes proporções. Os comentários foram entretanto eliminados, mas as imagens do respetivo post foram partilhadas nas redes sociais. Entretanto foi criada uma petição para que ambas as mulheres sejam despedidas, a qual já angariou mais de 85 mil assinaturas, refere a BBC.

O The Washington Post noticia que Pamela Taylor já rescindiu ao seu cargo, ela que disse a outro meio de comunicação (WSAZ) que o comentário, embora com potencial para ser interpretado como racista, referia-se apenas a uma opinião pessoal quanto à beleza de uma pessoa e não à cor da sua pele. Disse ainda estar a considerar tomar medidas legais contra quem a difamou.

Já a presidente da Câmara defendeu-se, citada pelo Washington Post, afirmando que o comentário não tinha “intenções de ser racista” e pediu desculpa pelo mesmo: “Estava a referir-me a ter ganho o dia pela mudança na Casa Branca. (…) Aqueles que me conhecem sabem que eu não sou de todo racista”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR