As autoridades de Pequim vão ativar à meia-noite de quinta-feira (16 horas de quarta-feira em Lisboa) na capital chinesa o alerta laranja por poluição, devido ao espesso manto que deverá cobrir os céus da cidade até domingo, informou a agência oficial Xinhua.

A concentração de partículas PM 2,5, as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões, estão, esta quarta-feira, fixadas em 165 microgramas por metro cúbico, muito acima dos 25 microgramas máximos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, mas, ainda assim, inferior ao registado em novembro de 2015, quando por três dias consecutivos se fixou entre 450 e 666 microgramas. Apesar do alto nível de concentração, as autoridades não foram além do um alerta laranja.

Foi só entre 7 e 10 de dezembro passado que a capital chinesa decretou o primeiro alerta vermelho, desde que o sistema de cores foi criado, em 2013, depois de críticas por essa decisão não ter sido tomada antes.

O alerta laranja implica restrições no trânsito (os carros só podem circular em dias alternados, conforme o número da matrícula), enquanto a população é recomendada a não sair de casa, especialmente crianças e idosos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As fábricas e estaleiros mais poluentes reduzem ou interrompem a produção, enquanto as atividades escolares ao ar livre são canceladas.

Segundo a normativa, o alerta laranja é emitido sempre que os níveis de concentração ultrapassem os 200 microgramas.

Já o vermelho surge quando se prevê que a poluição se fixe acima daquele nível por pelo menos três dias consecutivos.

Os alertas devem ser emitidos pelo menos 24 horas antes de a poluição alcançar o pico.